Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Cleide Veloso

Na manhã dessa sexta-feira, 26, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão responsável pela implantação do Protocolo do Fogo, no Estado e que conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para percorrer os municípios, encerrou a etapa de implantação e renovação do Protocolo do Fogo 2016.

A solenidade reuniu no auditório do Naturatins, mais 13 das 32 Prefeituras Municipais do Estado, que aderiram ao Programa nesse ano, para a assinatura do Termo de Compromisso. Os documentos assinados hoje terão vigência de dois anos e com isso, o Protocolo do Fogo soma a adesão de 70 municípios desde da implantação do programa.

A secretária da Semarh, Luzimeire Carreiro, avaliou o trabalho realizado. “O Governo do Estado, por meio dos seus órgãos ambientais, se antecipou ao período de estiagem e vem trabalhando desde o início do ano. Por meio do Protocolo, nós nos aproximamos mais dos municípios e isso é importante para que a gente faça essa divisão de responsabilidades, em relação ao combate as queimadas”, pontuou.   

O presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti), falou da importância da integração entre as diferentes esferas do Governo e da comunidade. “Esse é um trabalho de educação ambiental, que busca elevar a sensibilização de todos e conta com a colaboração da população em geral. Precisamos unir esforços na sensibilização para os malefícios que o fogo descontrolado traz para todos, não só para o cidadão, mas também para o meio ambiente”, avaliou.

Brito, complementou ressaltando, que a situação necessita do envolvimento e compreensão de todos. “É necessário que a gente faça uma força tarefa, principalmente nesse ano, que estamos enfrentando uma crise hídrica, jamais vista em nosso Estado. Escassez essa, em que o Naturatins se viu obrigado, a baixar uma portaria suspendendo as outorgas em dez rios na bacia do Araguaia. Então é a harmonia e o respeito com o meio ambiente, com o cidadão e o setor produtivo”, destacou.

O vice-presidente do Instituto, Edson Cabral, parabenizou as equipes, as prefeituras, as comunidades e defendeu a sensibilização. “O Protocolo do Fogo é um conjunto de ações que são feitas para que possa melhorar o ambiente do município. Não podemos mais continuar com a cultura do fogo, sem um acompanhamento, sem um controle daquilo que pode ser feito nesse período, para que não haja prejuízo para a propriedade rural, para a saúde das comunidades e para o meio ambiente”, reiterou.  

Para o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César, os resultados foram positivos. “Com um período muito curto, o esforço conjunto permitiu que nós atingíssemos 32 prefeituras, é um balanço muito positivo e esperamos com esse reforço, mudar a posição de destaque do Estado, no ranking de queimadas. Agora vamos nos organizar, para que ano que vem esse número de adesões seja bem maior e tenhamos mais municípios conosco, nesse desafio”, afirmou.

A educadora ambiental do Naturatins, Nelma Souza Mota, disse que sua equipe se sente realizada. “Percorrer os municípios é um trabalho prazeroso e hoje ver esse resultado nos deixa muito orgulhosos. Fomos muito bem recebidos por todas as comunidades percorridas e tivemos o importante apoio de equipes parceiras, que permitiu o alcance desse excelente resultado. Agora temos uma nova etapa, para continuidade dos trabalhos, mas hoje, só temos a agradecer”, declarou.

O prefeito Municipal de Ananás, Silvestre Nery falou em nome das comunidades de seu município. “O protocolo foi muito bem recebido por nossas comunidades, que demonstrou grande interesse nas ações. Reconhecemos a situação difícil que enfrentamos nesse período e temos grandes expectativas com a sensibilização de todos, a partir da adesão do Protocolo”, finalizou.

Participação

Além dos benefícios para a saúde e para o meio ambiente, com o cumprimento das ações, cada uma destas cidades poderão elevar o seu percentual de participação no recursos do ICMS Ecológico. Estiveram presentes no evento, servidores do órgão, secretários do Meio Ambiente de diferentes municípios, para prestigiar o momento.

Na ocasião a adesão do Protocolo foi assinada com os municípios de Ananás, Almas, Bernardo Sayão, Couto Magalhães, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Marianópolis, Palmeirópolis, Aparecida do Rio Negro, Chapada de Natividade, Porto Nacional, Rio da Conceição e Combinado.