Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nessa terça-feira, 30, a Comissão de Agricultura realizará uma audiência pública para discutir os entraves na negociação de dívidas e o acesso ao crédito agrícola por parte dos produtores rurais. A audiência, que acontecerá a partir das 14h30min, é um requerimento da deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO).

A parlamentar justificou que os produtores rurais do Tocantins buscaram o apoio da bancada federal para as dificuldades que veem enfrentando em virtude dos resultados da safra agrícola 2015/2016. Segundo as informações da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, o setor agrícola apresentou uma drástica redução na produtividade nas lavouras, devido a fatores climáticos e ao déficit hídrico, que levou o Governo do Estado a decretar situação de emergência.

“Como esse é um assunto recorrente na maioria dos estados brasileiros, onde os produtores rurais estão tendo sérias dificuldades com as dívidas contraídas para custeio de suas safras, é importante discutir os entraves da negociação de dívidas e o acesso ao crédito agrícola. Sem esses mecanismos, os produtores rurais não conseguirão financiar os seus investimentos, pois os recursos próprios são insuficientes”.

Foram convidados para a audiência representantes dos representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – (MAPA), do Ministério da Fazenda – (MF), do Banco Central do Brasil (BACEN), do Banco do Brasil S.A. – (BB), da Caixa Econômica Federal – (CEF) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – (CNA), para discutir os entraves na negociação de dívidas e acesso ao crédito agrícola por parte dos produtores rurais.