Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Antônio Gonçalves Antônio Gonçalves

Durante o lançamento de sua candidatura a reeleição, com um público de aproximadamente 1.500 pessoas no Aureny II, o vereador Lúcio Campelo (PR) considerou contraditório o atual prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que todos os meses incentiva os servidores públicos municipais a gastar seus salários aqui, "enquanto o gestor investe milhões na Colômbia em uma universidade, que deveria ser investido aqui em Palmas”, frisou. 

De acordo com levantamento feito pelo vereador, o Grupo Edupol, que segundo Campelo é de propriedade de Amastha, atua há seis anos na Colômbia e está construindo no município de Cota, perto de Bogotá, um complexo educativo. Segundo o vereador, são oito mil metros de área construída, com 17 estúdios de TV. Estão sendo feitas parcerias com 21 universidades, e de lá serão transmitidas aulas para 17 países de língua espanhola. “Com investimento inicial de R$ 100 milhões, gerando 1.500 empregos diretos. Já que ele ama tanto Palmas, por que não investir aqui?”, questionou.

O parlamentar lembrou que os negócios de Amastha fora do Brasil obrigaram o prefeito a viajar mais do que a presidente Dilma, segundo a revista Veja. De acordo com o semanário, em 2013 Amastha ficou fora da prefeitura – em viagens ao exterior – por 57 dias. No mesmo período, a então presidente ficou ausente do país por 32 dias. “Isso nos leva à conclusão de que, com essa média, nos três anos e meio ele ficou fora por pelo menos 200 dias”, concluiu Lúcio.

Obras inacabadas

O vice-presidente do PR, Lúcio Campelo, cobrou ainda do atual prefeito, o reconhecimento a quem implantou o projeto de Escolas de Tempo Integral e dos Centros Municipais de Educação Infantil. Além disso, também fez questão de ressaltar que o prefeito Amastha deveria ter a hombridade de admitir que foi iniciativa do ex-prefeito e candidato ao Paço Municipal neste pleito a construção das Unidades de Saúde, deixando para trás uma era de postos improvisados em casas e de altos aluguéis.

"Cito apenas estes três exemplo de obras deixadas por Raul Filho e inauguradas por Amastha. Porém, praticamente tudo o que o atual prefeito fez em sua gestão foi assumir a autoria de obras deixadas por Raul Filho", disse o parlamente, acrescentando: "Não entendo porque até agora a Escola de Tempo Integral da 1.306 Sul não foi entregue à população. Todas essas obras de educação, saúde e infraestrutura, foram deixadas em construção e/ou com recurso garantido por Raul Filho. Era só dar continuidade. Mas, nem assim ele consegue ser eficiente”, declarou.

Recursos

Em parceria com o deputado Vicentinho Júnior (PR), o vereador Lúcio Campelo pretende anunciar recursos para iluminação da TO-050 até a TO-010 em torno de Palmas. Lúcio defendeu ainda que em seu próximo mandato vai trabalhar para a construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na 1206 Sul e um Centro para atendimento a mulheres grávidas, desde o pré-natal, até o partos, e assim contribuir para desafogar a rede estadual, no que diz respeito a este tema.