Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) propôs ao Governo do Estado por meio de requerimento em regime de urgência que encaminhe a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei criando o Curso Estadual Pré-Vestibular Gratuito, para alunos da rede pública estadual de ensino. O parlamentar justifica que a proposta tem por objetivo, oportunizar que os alunos prossigam estudando na busca por mais aprendizado e capacitação para o ingresso nas universidades.

O parlamentar destaca que muitos alunos que cursam o ensino médio na rede pública de ensino às vezes não obtém êxito no primeiro vestibular ou em concursos públicos, por falta de oportunidades. “De fato o que se verifica é que o acesso ao ensino superior está cada vez mais difícil para os jovens das camadas mais pobres da sociedade, devido à falta de oportunidades”, disse.

“Um dos problemas que acaba bloqueando o ingresso dos jovens de baixa renda nas universidades é a concorrência. Algumas escolas às vezes não oferece um ensino de qualidade que lhe permita concorrer em pé de igualdade com jovens que estudam em escolas particulares. Outra dificuldade é que muitos jovens ainda cedo, deixam os estudos e são obrigados a ingressar no mercado de trabalho, para ajudar no sustento da casa.” explicou.

O Curso Estadual Pré-Vestibular Gratuito suprirá a deficiência no aprendizado de determinadas matérias e vai preparar o candidato vindo de escolas públicas, para a disputada concorrência dos vestibulares e do ENEM, principalmente para os cursos mais valorizados no mercado profissional.