Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante os dias 15, 17, 18 e 24 de setembro a 29ª Zona Eleitoral de Palmas realizará as cerimonias de geração de mídia, carga e lacração das urnas de votação e de contingência, conferência por amostragem e conferência visual dos dados de carga das Urnas Eletrônicas. As operações que visam dar maior transparência ao pleito são abertas ao público e acontecem no Cartório Eleitoral de Palmas, localizado na 104 Sul Avenida LO 1 nº 10.

A cerimônia de geração de mídias tem como objetivo repassar informações, como nome, número e fotografia dos candidatos às eleições de 2016 e dos eleitores para os cartões de memórias que serão inseridos nas urnas eletrônicas.

Após a conclusão dos trabalhos de geração de mídias, acontecerá no sábado (17/9), a partir das 9h, outra cerimônia, desta vez de Carga e Lacração das urnas de votação e contingência, procedimento que visa garantir a inviolabilidade das urnas e das respectivas mídias de resultado, como fator de segurança física, e deverá se estender até o domingo (18/9), quando ocorrerá também a cerimônia de conferência por amostragem dos dados constantes nas urnas.

As atividades encerram com a conferência visual dos dados de carga das Urnas Eletrônicas, atividade de checagem do funcionamento e dos dados de carga das urnas.

As cerimônias serão acompanhadas pelo juiz eleitoral da 29ª ZE, Luiz Astolfo de Deus Amorim e pelo promotor eleitoral Marcos Luciano Bignotti, que assinarão os procedimentos. Na ocasião, também estarão presentes, representante dos partidos políticos, coligações partidárias, além da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Tocantins.

Cronograma

15/9 – Geração de mídia – das 9h até o término dos trabalhos

17/9 – Carga e lacração das urnas de votação e contingência – das 9h às 12h e das 13h às 22h

18/9 - Carga e lacração das urnas de votação e contingência e conferência por amostragem – das 9h até o término dos trabalhos

24/9 – Conferência visual dos dados de carga das Urnas Eletrônicas – das 9h até o término dos trabalhos