Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rondinelli Ribeiro

Na noite da sexta-feira (16/9), na Região Sudoeste do Estado, autoridades e comunidade local prestigiaram a inauguração das novas instalações do Fórum de Formoso do Araguaia, entregues pelo Poder Judiciário do Tocantins. O prédio original já não apresentava as condições adequadas, devido ao desgaste natural pelo tempo de uso. A nova estrutura, totalmente remodelada, atende às condições de segurança, funcionalidade, ergonomia e acessibilidade para os servidores, jurisdicionados e a sociedade.

A solenidade contou com as presenças do juiz Luciano Rostirolla, diretor do Foro da Comarca de Formoso; Gustavo Schult, promotor de justiça; Freddy Alejandro Antunes, defensor público; Vilmar Ribeiro, representante da OAB-Tocantins, entre outras autoridades locais.

Discursos

O diretor do Foro da Comarca de Formoso do Araguaia, juiz Luciano Rostirolla, destacou a grande diferença entra o antigo fórum e as modernas instalações do novo prédio. “Antes nem placa de fórum havia, hoje temos um prédio moderno e que atende todas as exigências dos servidores e da sociedade”.

O representante da OAB Tocantins, Vilmar Ribeiro, destacou as mudanças que devem acontecer com a entrega da nova unidade do Judiciário. “O sonho tornou-se realidade. A OAB está em festa. Com esse novo fórum não são apenas os servidores do Judiciário que ganham. Nós, advogados e, principalmente, a sociedade ganhamos muito em eficiência e produtividade”, afirmou Vilmar.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, destacou a responsabilidade do Poder Judiciário nos dias atuais, em que o país passa por uma grave crise em todos os setores. “A importância do Judiciário na vida das pessoas é cada vez maior. A sociedade nos entrega suas angústias e suas esperanças. Nós temos que entregar o que ela espera de nós. Essa responsabilidade é nossa”, frisou o presidente.

O desembargador mencionou também as mudanças que o Judiciário tocantinense vem promovendo para tornar a Justiça mais ágil e eficiente, a exemplo do processo eletrônico e dos avanços administrativos da atual gestão. Encerrando sua fala, Ronaldo Eurípedes relembrou o compromisso que fez em 2015, quando esteve na Comarca de Formoso cumprindo agenda do projeto Caminhos da Justiça. Ele disse que retornaria em 2016 para atender ao pedido dos servidores por um fórum com melhores condições de trabalho. “Me sinto feliz em poder estar aqui  novamente, desta vez para entregar o que prometemos. Que este novo prédio atenda aos anseios da sociedade que nos procura para resolver seus problemas”, finalizou o desembargador.

Reconhecimento 

O presidente do TJTO entregou ao juiz Luciano Rostirolla uma placa em homenagem pela dedicação e empenho na conclusão da obra.

Ele também homenageou todos os servidores da Comarca ao entregar para a servidora Joana Góes de Castro Miranda uma placa em agradecimento pela dedicação às funções desempenhadas na missão de entregar uma prestação jurisdicional eficiente para a sociedade.

Ao descerrar a placa inaugural do novo fórum, o presidente do Tribunal de Justiça reforçou a responsabilidade de todos para com a sociedade que recorre ao Judiciário.

A obra 

Orçada no valor de R$ 635.406,87, a obra teve a ordem de serviço assinada em outubro do ano passado e foi concluída no prazo previsto de 280 dias, com recursos próprios do Tribunal de Justiça.

Totalizando uma área construída de 467,46 m², o prédio foi entregue com todo o mobiliário e equipamentos necessários para o seu funcionamento.

O projeto contemplou a acessibilidade para todo o prédio, inclusive na calçada frontal, que antes apresentava vários desníveis. Os banheiros foram construídos respeitando os padrões exigidos para portadores de necessidades especiais. Os ambientes também receberam nova refrigeração, com aparelhos de ar-condicionado que utilizam sistema eficiente e de baixo consumo de energia. A iluminação conta com a tecnologia LED, que promove mais eficiência energética e também economiza energia elétrica.

Na parte interna foi construído um estacionamento privativo para o magistrado, além de muro e alambrado nas laterais, parte frontal e nos fundos do prédio, melhorando significativamente a segurança da Comarca. Na parte externa o estacionamento para os jurisdicionados possibilita mais segurança e melhor acesso ao fórum. Com as devidas manutenções a obra tem garantia de cinco anos.