Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Walcyr Carrasco foi ao Mumbuca participar da 8ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado Walcyr Carrasco foi ao Mumbuca participar da 8ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado

O escritor, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiras, Walcyr Carrasco, publicou em sua página do Twitter, nessa segunda-feira, 20, imagem em que está acompanhado por moradores do Povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo localizada na zona rural de Mateiros, no Tocantins. O escritor denunciou a destruição por incêndio criminoso da única ponte que dá acesso ao quilombo. "A única ponte que dava acesso ao quilombo foi destruída num incêndio criminoso! Tive que atravessar o rio de carro para chegar". O escritor informou que o Governo do Estado não tem planos de reconstruir a ponte. 

Walcyr Carrasco foi ao Mumbuca participar da 8ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado, que teve início na última sexta-feira, 16, até domingo, 18. "Amigos salvem o Quilombo de Mumbuca! No Jalapão, Tocantins! Fui na festa da colheita do capim dourado que é lindíssimo e só existe aqui". O escritor informou que o quilombo existe desde o século XVIII mas que hoje sobrevive principalmente da venda do artesanato com o capim.

Walcyr aproveitou para informar também da falta de aulas às crianças da comunidade. "As crianças estão sem aulas desde junho porque o professor não chega. Na época da cheia ficará inacessível", informou. 

A publicação já rendeu mais de 70 comentários. Muitos parabenizam o escritor pela iniciativa e outros criticam o Governo do Estado. "Meu Deus! Não sabia desse detalhe. O Tocantins estar (sic) esquecido nas mãos desses políticos que pouco fazem, obrigada por compartilhar essa informação Walcyr Carrasco tenho certeza que alguém vai ser tocado e ajudar meu povo", escreveu uma tocantinense.

Em audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o senador Vicentinho Alves (PR/TO) pleiteou junto ao ministro interino - o secretário-executivo coronel Eumar Novacki – o empenho de R$ 800 mil em recursos para construção da Ponte que dá acesso aos Povoados Quilombolas do Mumbuca e Boa Esperança, em Mateiros/TO. Em ofício registrado ao ministro Blairo Maggi, o senador Vicentinho Alves ressalta a importância da ponte para as comunidades, para Mateiros e para os turistas que visitam a região e dependem da ponte como única via de acesso aos povoados que fabricam e vendem peças em capim dourado. 

Confira abaixo na íntegra a publicação de Walcyr Carrasco noTwitter.

Amigos salvem o Quilombo de Mumbuca! No Jalapao , Tocantins! Fui na festa da colheita do capim dourado que é lindíssimo é só existe aqui. A única ponte que dava acesso ao quilombo foi destruída num incêndio criminoso! Tive que atravessar o rio de carro para chegar. Estou aqui com @anamumbuca e mulheres do quilombo no campo do capim dourado. O quilombo existe desde o século XVIII mas hoje sobrevive principalmente da venda do artesanato com o capim . Só que os turistas não chegam mais. As crianças estão sem aulas desde junho porque o professor não chega. Na época da cheia ficará inacessível. Mas o governo do Estado e a prefeitura não tem planos de reconstruir a ponte! Divulguem! Vou marcar duas atrizes que lutam pelos negros mas peço também aos ativistas de Direitos Humanos! O Quilombo de Mumbuca precisa de uma ponte de acesso.