Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicos das 139 secretarias municipais de saúde participam de treinamento para operação do Sistema de Dispensação de Insumos Estratégicos (Sies) através de webconferência realizada pela Secretaria de Estado da Saúde. A plataforma Sies já é utilizada pelos municípios para realização de pedidos de imunobiológicos e passará a ser utilizada para registro de solicitações e para o monitoramento dos estoques de praguicidas utilizados nos trabalhos de campo para o combate e controle de vetores transmissores de doenças, como doença de chagas, dengue, febre amarela, leishmanioses e malária.

Segundo a gerente de Operações de Campo, Márcia Faria e Silva, a utilização do Sies para esta nova funcionalidade trará economia nos recursos empregados para preenchimento e envio de formulários de papel, assim como reduzirá tempo de resposta do Estado às solicitações dos municípios. “Eles farão a solicitação via sistema e o Estado vai realizar a liberação dos insumos. Provavelmente todos terão acesso ao sistema até o final de novembro. Após esse prazo as solicitações serão feitas apenas via sistema”, explica a gerente.

Ainda de acordo com Márcia, o sistema online também facilitará o monitoramento em tempo real do consumo dos praguicidas. “O Estado tendo acesso online às informações do sistema vai nos permitir levantar com mais facilidade estimativas do consumo de insumos para realizar as solicitações ao estoque do Ministério da Saúde”, disse, acrescentando que o Ministério também tem acesso ao sistema.

A atualização iniciou-se no último dia 20 e segue até esta sexta-feira, 23, e acontece em plataforma de webconferência para facilitar o acesso dos municípios à atualização sem necessidade de deslocamentos dos servidores municipais.