Cursos & Concursos

Mais uma oportunidade única que o Sesc Tocantins traz para os escritores e profissionais ligados à comunicação e à literatura. O Minicurso “Póeticas do Romance – Práticas de Escrita”, com Dennis Radünz, de Blumenau (SC). As inscrições estarão abertas até o dia 24 de outubro na Central de Atendimento do Centro de Atividades Sesc Palmas, (502 Norte), com valores de R$ 20,00 para usuários e R$ 10,00 para comerciários. 

O minicurso será realizado na sala de oficinas de Artes Plásticas do Centro de Atividades entre os dias 24 e 28 de outubro, das 19h às 22h. São apenas 15 vagas. 

Uma realização do Sesc por meio do Arte da Palavra: Programa Sesc de Criação Literária, o Minicurso abrangerá: procedimentos para a preparação do romance; cartografias potenciais; o argumento; o roteiro prévio; factum vs. Fictum; composição de cena; a descrição; o relato; o ritmo; personagens; o ambiente; e a atmosfera. Serão cinco encontros teórico-práticos onde serão esboçados os mapas individuais do romance a ser escrito, com o uso de técnicas de colecionismo e de montagem e a redação presencial orientada de fragmentos diversos e de situações-limite.

O público-alvo do minicurso são escritores, jornalistas, professores e alunos de língua portuguesa e literatura brasileira dos ensinos superior, médio e fundamental, mediadores de leitura, contadores de história, bibliotecários, gestores públicos ou qualquer pessoa que tenha interesse. Desde que seja maior de 16 anos.

Dennis Radünz (SC)

Publicou o livro de prosas “Cidades Marinhas: Solidões Moradas” (2009), reunindo textos publicados no jornal Diário Catarinense, e os livros de poemas “Extraviário” (2006), “Livro de Mercúrio” (2001) e “Exeus” (1996 e 1998). Organizou e co-traduziu, com Lia Puff, o livro de poemas infantis do naturalista alemão Fritz Müller (1822-1897), “História natural de sonhos” (2004), que obteve da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o selo “altamente recomendável” na categoria tradução. Com formação em Letras Português/Teoria Literária, pesquisa poesia e prosa contemporâneas. Ministrou oficinas de criação literária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em várias cidades brasileiras, a exemplo de Cuiabá, Maceió, Paraty e Rio Branco, entre outras.

Por: Redação

Tags: Sesc