Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

A 3ª etapa do Workshop da Pecuária do Leite, evento que está sendo realizado, esta semana, pela Câmara Setorial do Leite em parceria com as empresas Alta Genetics e Phostins Nutrição Animal, chega nessa quinta-feira, 29, à Taguatinga, região sudeste do Tocantins. As ações estão acontecendo em três regiões do estado (Centro-Norte, Bico do Papagaio e Sudeste), com objetivo de discutir sobre o impacto do melhoramento genético na produção de leite, o manejo nutricional em vacas de leite, e sobre o Programa Leite mais Saudável.

Em Taguatinga o encontro acontece a partir das 18 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No encontro em Taguatinga as palestras serão as mesmas dos eventos anteriores, sendo: “Impacto do melhoramento genético na produção de leite”; “Manejo nutricional em vacas de leite”; “Programa Leite Mais Saudável”, seguido de discussões no final das palestras.

“O papel da Câmara Setorial do Leite que é o de reunir todos os atores e apoiadores da Cadeia Láctea, para que, de forma integrada, atendam com qualidade as demandas do setor, otimizando os recursos dos parceiros envolvidos e potencializando os resultados pretendidos”, destacou a médica veterinária e diretora de Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Érika Jardim.

A 1ª etapa do workshop teve início na segunda feira, 26, em Colmeia e a 2ª etapa, na terça-feira 27, em Augustinópolis, com a participação de mais de 80 pessoas, entre eles, representantes da Câmara Municipal, Câmara Setorial do Leite, empresas privadas, donos de lacticínios, estudantes, técnicos e produtores rurais.

A respeito do workshop o médico veterinário e auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) Luiz Felipe Lopes da Conceição enfatizou a necessidade da realização de mais encontros dessa natureza. “São eventos como esse que nos dão a oportunidade de escutar o produtor rural, donos de lacticínios, segmentos produtivos da iniciativa privada e representantes de órgãos públicos, para juntos construirmos ações para esse setor tão sofrido”, afirmou.  

Programação:

18h15 - Abertura

18h15 às 19h – Palestra “Impacto do melhoramento genético na produção de leite” – Palestrante: médico veterinário e consultor da empresa Alta Genetics, Reginaldo dos Santos.

19h às 19h40 – Palestra “Manejo nutricional em vacas de leite” – Palestrante: Zootecnista e especialista em produção de ruminantes, e gerente geral da Phostins Nutrição Animal, Leidiane de Paula.

19h40 às 20h20 – Palestra: “Programa Leite mais saudável – Decreto 8.533 de 20/09/2015” – Palestrante: Médico Veterinário e auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Luis  Felipe Lopes da Conceição.

20h20 às 20h40 – Discussões e Encerramento.