Esporte

Foto: Aldemar Ribeiro Praia da Graciosa será o palco do circuito Praia da Graciosa será o palco do circuito

A Praia da Graciosa será palco da 4ª e última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia - Sub 21 - de 2016. O evento vai acontecer neste próximo final de semana, em Palmas, nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro.

A competição oficial da Confederação Brasileira de Voleibol, patrocinada pelo Banco do Brasil e organizada pela Federação Tocantinense de Voleibol, vai contar com a participação de oito campeões mundiais, sendo seis atletas e dois técnicos. São eles: Renato Andrew (Mundial Sub 19); George Wanderley (Mundial Sub 21); Arthur Lanci (Mundial Sub 21); Duda Lisboa (Mundial Sub 19 e 21); Ana Patrícia Ramos (Mundial Sub 21); Victoria Pereira (Mundial Sub 19) e os técnicos Robson Xavier (Masculino - Mundial Sub 19 e 21) e Maria Lisboa (Feminino - Mundial Sub 21).

A presença dos melhores do mundo nas arenas da Praia da Graciosa vai oportunizar um espetáculo de alto nível técnico da modalidade. A FTV anunciou que será disponibilizada uma arquibancada para o publico e a entrada será franca para todos os jogos. Além dos jogos, a FTV vai realizar nessa sexta-feira, dia 30, uma clínica na arena para crianças da rede publica municipal e no domingo uma atividade especial com os alunos do programa Viva Vôlei da 906 Sul.

Tocantins

O Tocantins terá quatro duplas representando o Estado, com destaque para os atletas Cleomar e Gabriel (atuais medalhistas de Bronze na categoria sub-19) e Michelle e Mikaely, que já garantiram vaga nos torneios principais. As duplas - Juan e Thallyton e Marquys e Matheus - vão disputar o Torneio Qualifying.

Formato de Disputa

O torneio principal de cada naipe terá a participação de 16 duplas de todo o Brasil. No feminino se inscreveram 16 duplas e por isso não haverá Qualifying. Já no masculino são 21 duplas inscritas.  Nove delas irão lutar na sexta-feira, dia 30, no torneio classificatório, por 4 vagas no Torneio Principal. Outras 12 duplas já estão classificadas pelo ranking nacional. Os torneios principais - masculino e feminino - começam no sábado, dia 1º às 8h da manhã e as finais estão previstas para o domingo, dia 2º, a partir das 10h30 da manha.

Na agenda nacional

Segundo o presidente da FTV, Ricardo Abalém, sediar mais uma etapa Nacional mostra a confiança da Confederação Brasileira no Tocantins e atesta a capacidade da cidade de receber grandes eventos. “Nossos atletas precisam de incentivo e trazer uma etapa oficial para cá é uma grande oportunidade para que eles possam se espelhar nesses atletas campeões mundiais. O legado dos eventos não fica só na estrutura física, a exemplo do que a FTV já construiu na Praia da Graciosa e na Praça da 906 sul. Vai muito além, o exemplo é o Bronze em 2015 para o Gabriel e o Cleomar na categoria sub 19 nacional. Grandes eventos estimulam novos adeptos”, comentou.

Ainda segundo Abalém existe hoje uma ação conjunta da FTV, Prefeitura e Superintendência local do Banco do Brasil para trazer para Palmas em 2017 uma etapa do Circuito Banco do Brasil Open, “Em junho o prefeito Carlos Amastha nos convidou juntamente com o superintendente do Banco do Brasil no Tocantins para uma reunião em seu gabinete onde externou a vontade do município em sediar uma etapa do Open, que é a maior competição de vôlei de praia do mundo. Pediu pra esse ano, mas o calendário já estava fechado. Ele solicitou ao superintendente que formalizasse o pedido à diretoria nacional do banco e nos pediu pra fazer o mesmo na CBV para 2017. Ambos os ofícios já foram encaminhados e agora em novembro teremos uma posição”, finalizou o presidente.