Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Fabiola de Cássia

Foto: Fabiola de Cássia

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio de suas unidades de ensino aplicou nessa quinta-feira, 29, o simulado de redação, que objetiva preparar os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 6 de novembro. Para os alunos e professores que participaram da atividade, foi uma oportunidade de exercitar técnicas e adquirir mais segurança para a realização do Exame.

Adriane Pereira dos Santos, 17 anos, estudante da 3ª série do ensino médio da Escola Girassol de Tempo Integral Vila União em Palmas, aponta a importância de se preparar para a redação. “Precisamos de conhecimento amplo e seguir a proposta do texto. Não devemos nos esquecer de apresentar uma proposta, acho interessante criar projeto para controlar as ações de preservação do meio ambiente, fiz essa sugestão no simulado, pois o tema estava voltado para a sustentabilidade”, disse.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Vila União, Lucimar Voltarelli, “exercitar o conhecimento e dar oportunidade aos estudantes para se prepararem contribui de forma positiva para o desempenho dos candidatos nas provas do Enem, sobretudo na redação que avalia conhecimento contextualizado e temática atual”, pontuou.

A estudante Nicole Cristine Sousa Oliveira, 17 anos, estuda a 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Criança Esperança, em Palmas. Ela já decidiu a profissão que deseja seguir, e sabe que precisa se esforçar muito. “Eu quero ser médica, porque acredito que o corpo humano é uma máquina perfeita, então quero aprender a operá-la”, ponderou.

Diversas são as profissões que os estudantes desejam seguir. O Eduardo Sousa, 17 anos, estuda a 3ª série, também no Colégio Criança Esperança. Ele deseja ingressar em uma universidade pública. “Eu quero me formar em Educação Física. Quero ser professor ou personal em academia, quero cursar em universidade pública”, disse.

Araguaína

As escolas do interior do Estado também participaram do simulado. Em Araguaína, a diretora regional de ensino Maria Florismar do Espirito Santo lembrou que os estudantes não  tiveram muitas dificuldades para redigir o texto do simulado. “Conforme orientação  da Seduc, nossas escolas já  estavam trabalhando com proposta de redação com base no Guia do Participante-MEC. E a partir dos resultados de hoje, iremos continuar os trabalhos em Redação  com os alunos, buscando sanar e amenizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Nosso objetivo é o bom êxito de nossos alunos no Enem 2016", explicou.

O Enem é uma prova do Ministério da Educação (MEC) que avalia o ensino médio no País. As questões das provas são interdisciplinares, o que exige conhecimento e associação entre os vários componentes curriculares.