Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A empresa Valor Logística Integrada (VLI) e a Aprosoja Tocantins firmaram acordo de cooperação técnica para desenvolver ações de incremento para a produção de soja e aumento da competitividade da região. A assinatura do termo aconteceu durante o Simpósio do Movimento Pró-Logística realizado no Terminal Integrador Porto Nacional/TO, da VLI.

A iniciativa fez parte da programação de eventos do Estradeiro BR-158, caravana organizada pela Aprosoja e Movimento Pró-Logística. O Movimento Pró-Logística existe desde 2009 e tem como objetivo articular a implantação e manutenção da infraestrutura de logística federal. O convênio assinado irá promover o desenvolvimento agroindustrial sustentável e a geração de novos negócios para a produção agrícola, levando em conta as condições favoráveis geradas pela presença da Ferrovia Norte Sul e de uma infraestrutura logística de captação de carga nos terminais da VLI.

Para o gerente do Terminal Integrador Porto Nacional, Nilton Cordeiro, o termo de cooperação técnica vem reforçar a estratégia da VLI para alavancar o crescimento do corredor logístico Centro-Norte, uma importante fronteira de produção agrícola, que engloba os estados do Tocantins e Maranhão. “As transformações que a VLI vem realizando no Corredor Centro-Norte dão suporte ao crescimento da produção, oferecendo uma infraestrutura viável e eficiente para o escoamento de grãos. A empresa acredita e investe na região”, explica o gerente lembrando que no início do ano a VLI inaugurou dois terminais intermodais, nos municípios de Palmeirante e Porto Nacional.

Sobre a VLI

A VLI atua nas ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos/SP, São Luís/MA e Vitória/ES.