Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes O vínculo da gestante à unidade hospitalar em que ela pretende ter o bebê será o tema do próximo Fórum O vínculo da gestante à unidade hospitalar em que ela pretende ter o bebê será o tema do próximo Fórum

O vínculo da gestante com a unidade hospitalar em que ela pretende ter o bebê será o tema do próximo Fórum Perinatal da Região Macro-Sul, que acontece nessa sexta-feira, 7, das 8h às 12h, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Saúde. O evento deve contar com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, secretários municipais de saúde, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública Estadual e entidades da sociedade civil organizada.

Segundo a gerente de Média e Alta Complexidade da Saúde, Raquel Marques, “o vínculo da gestante com a unidade é primordial para que ela fique à vontade e o trabalho de parto aconteça da melhor forma possível para a mãe e o bebê e este vínculo é feito principalmente através das visitas guiadas que podem ser solicitadas pela própria gestante ou agendada em grupo, pela Unidade Básica de Saúde”, afirmou.

Visitas guiadas

As visitas guiadas promovem segurança às parturientes e assim garantem um trabalho de parto mais tranquilo e humanizado. “Durante as visitas, a gestante conhece o espaço no qual vai ganhar o bebê, conhece o fluxo, os procedimentos, a assistência que receberá e isso gera confiança e diminui o medo, pois isso só atrapalha no trabalho de parto, gera tensão, dor e dificulta a evolução. Uma mulher segura, com informação e a presença do acompanhante, com certeza terá um parto tranquilo, rápido e feliz”, destacou a fisioterapeuta e membro da equipe matricial de Humanização do Hospital e Maternidade Dona Regina, Corolina Barrionuevo.

O Fórum

Com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida à mulher e às crianças, o Fórum Perinatal da Região Macro-Sul debate políticas públicas que atendam as demandas relacionadas a este público. O fórum foi recentemente reativado pela Secretaria de Estado da Saúde e funciona como órgão deliberativo, com reuniões mensais.