Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mês de outubro chegou e coloriu de rosa o prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em alusão a campanha de prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês o Tribunal promove campanhas internas reforçando a importância da mamografia e do autoconhecimento das mamas para reduzir as taxas de mortalidade relacionadas à doença.

Para a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, é muito importante as Instituições se envolverem em campanhas de prevenção ao câncer de mama. “É muito importante esse engajamento das instituições em campanhas de conscientização sobre a importância da realização de exames preventivos e diagnóstico precoce da doença. Isso aumenta as chances de tratamento e recuperação dos pacientes”.

Almoço solidário

No final de outubro o TRE-TO irá promover um almoço solidário, e toda renda arrecadada será voltada para ajudar no pagamento do exame de mamografia para as colaboradoras terceirizadas do Tribunal.

Câncer de mama

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres e responsável por 22% dos novos casos a cada ano. Entre 2014 e 2015 mais de 57 mil novos casos foram descobertos no Brasil, um risco estimado em 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A coordenadora de assistência médica e social do TRE-TO, a médica Mary Carlos Freire, orienta as mulheres a observarem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal. “O autoexame pode ser feito durante o banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Caso encontrem alguma alteração na mama devem procurar um médico imediatamente”, explica.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;Alterações no bico do peito (mamilo);Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;Saída espontânea de líquido dos mamilos

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.