Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Rio Araguaia

Rio Araguaia Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Rio Araguaia Rio Araguaia

O coordenador de Instâncias Colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGRED) da Agência Nacional da Água (ANA), Nelson Neto de Freitas fará a palestra magna do I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (Ecob TO 2016) que tem inicio no domingo, 9, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A palestra tem como título, O Estado da Arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, Os Comitês de Bacias Hidrográficas e os 20 anos da Lei da Água.

Em sua palestra, o gestor traça um breve panorama da Política Nacional de Recursos Hídricos, aponta aspectos estratégicos no funcionamento dos comitês de bacia e destaca os esforços que vem sendo empreendidos para que esses organismos sejam reconhecidos pela sociedade. Freitas explica que na oportunidade fará uma apresentação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês) que foi lançada recentemente pela ANA.

"Ao realizar o seu primeiro ECOB, os comitês tocantinenses estabelecem uma arena privilegiada para a troca de experiências e construção de caminhos para o melhor enfrentamento dos desafios inerentes à gestão das águas”, comenta o gestor que chama atenção para a crise hídrica que atinge também o Tocantins. “A despeito de sua destacada riqueza hídrica, o estado do Tocantins já vislumbra em, algumas porções de seu território, situações reais ou potenciais de conflito pelo uso da água”, comenta.  

Encontro

O I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (Ecob TO 2016) promovido pelo Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas é realizado com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e em parceria com a Unitins, o evento segue até o dia 11 e contará com uma séria de atividades como mesa de diálogo, palestras e apresentação de trabalhos de pesquisa. O encontro é um evento preparatório para o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, em 2018.    

Inscrições

Os interessados podem realizar gratuitamente a inscrição por meio do site  http://www.cbhto.com.br/