Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

“Educação Pública, Direitos e Democracia” é o tema do XI Congresso dos Trabalhadores em Educação do Sintet Paulo Freireque acontece de 12 a 15 de outubro, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, em Palmas. A edição 2016 do congresso, ano em que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET) comemora 28 anos homenageia o educador Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido. Freire defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.

A abertura do congresso será na quarta-feira, 12, às 19 horas, com apresentação da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito da Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, e logo em seguida o professor Emir Sader (UERJ) profere a palestra “Democracia, Direitos e Escola Pública de Qualidade”. 

Já na quinta-feira, dia 13, o jornalista Paulo Henrique Amorim (do blog Conversa Afiada) realizará a palestra “o papel da mídia na (des) construção da democracia”, em que aborda o papel da mídia no atual cenário político e administrativo do País. O jornalista também fará a divulgação de seu novo livro, intitulado “O Quarto Poder”.

A programação é formada por palestras e mesas de debates que exploram além do tema principal do Congresso, temas como: Escola sem partido, a dificuldade de implementar os planos decenais de educação (Nacional,  estadual e municipais), Juventude, Diversidade, Direitos Humanos, Gênero e Etnia. O objetivo do congresso é definir políticas educacionais, culturais, sociais e associativas, além de definir o plano de luta do sindicato para os próximos três anos.

Ao todo 450 trabalhadores em educação das redes municipais e estadual participarão do congresso com direito a voto. Estes delegados foram eleitos em assembleias nas doze regionais do sindicato.

Durante o Congresso, o Sintet irá disponibilizar serviço de creche aos delegados (as) que tenham filhos com idade entre 0 e 07 anos. A solicitação deverá ser feita no primeiro dia do evento, dia 12, no próprio local do evento, das 15h00 às 21h00.

Confira abaixo a íntegra da programação.

Dia 12 de outubro de 2016

15h às 21h: Credenciamento.

18h: Jantar.

19h: Abertura: Orquestra Sinfônica Amor Perfeito da Escola Girassol de Tempo Integral Vila União e abertura oficial.

19h45: Conferência sobre Direitos, Democracia e Escola Pública de Qualidade e Análise de Conjuntura Internacional e Nacional.

Palestrante: Emir Sader (UERJ)

21h45: Aprovação do Regimento Congressual. 

Dia 13 de outubro

08h às 12h: Credenciamento

08h30: Mesa de debate: A luta Sindical por manutenção e ampliação de direitos e Conjuntura do Tocantins. Palestrantes: Carlos de Lima Furtado e Maria Isabel Azevedo Noronha (Apeoesp/CUT).

10h30: Mesa de debate: Reforma política. Palestrante: Alysson de Sá Alves (DIAP).

12h: Almoço

14h: Mesa de debate: O papel da Mídia na (dês) construção da Democracia.

Palestrante: Paulo Henrique Amorim (jornalista – blog Conversa Afiada).

17h: Mesa de debate: Pré-sal e financiamento da Educação.

Palestrante: Milton Canuto (Vice Presidente da CNTE).

19hs: Jantar

Dia 14 de outubro

08h30: Mesa de debate: Os desafios para implementar os planos decenais de educação (Nacional, estadual e municipais).

Palestrantes: Dr. Eduardo Ferreira (Assessor da CNTE) e professora Drª Juciley Evangelista Freire (Universidade Federal do Tocantins).

10h45: Mesa de debate: Políticas Educacionais e Valorização Profissional.

Palestrante: Juçara Dutra Vieira (Profª. Dra. Do Estado do Rio Grande do Sul).

12h30: Almoço.

14h: Mesa de debate: Juventude, Diversidade, Direitos Humanos, Gênero e Etnia. Palestrantes: Jeffirson da Silva Ramos (Prof. De Educação Física/da Rede Municipal de Palmas), leda Leal (Secretaria de Combate ao Racismo da CNTE), Rubenilson Pereira de Araújo Profº Dr. Em Letras (Universidade Federal do Tocantins) e Sinval de Brito (Prof. Indígena na rede estadual do Tocantins).

16h30: Trabalhos em Grupo.

19h: Jantar

22h: Baile dançante.

Dia 15 de outubro

8h: Plenária Final.

11h: Prestação de contas.

12hs: Encerramento e almoço.