Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após vários pleitos, o deputado federal Vicentinho Júnior (PR/TO) e o senador Vicentinho Alves (PR/TO), juntamente com a bancada federal do Tocantins, comemoram mais uma etapa para a construção da Ponte Xambioá, a publicação do edital de licitação encontra-se disponível no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT.

A obra sobre o Rio Araguaia, em Xambioá, que faz divisa com São Geraldo, do Pará, está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem custo total estimado em R$ 160 milhões, sendo de R$ 100 milhões já garantidos no orçamento 2016 por meio de emenda da bancada federal, de caráter impositivo.

A ponte, com 1.721 metros de extensão, será construída no trecho da BR-153 que interliga as malhas viárias dos Estados do Tocantins e Pará. Atualmente, a travessia no trecho é realizada por meio de balsas, gerando transtornos à logística de escoamento da produção local e regional.

Uma antiga reivindicação da população, tanto do Estado do Tocantins como do Estado do Pará. "A rodovia BR-153 é considerada o principal eixo de escoamento da produção agropecuária das regiões de produção do Tocantins e do Pará, onde, a construção da Ponte e seus acessos irão otimizar os custos com transportes dos veículos que trafegam com destino às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Além de ser um importante eixo de ligação entre as regiões norte e do centro do país, a rodovia BR-153 permite a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins/Araguaia", destacou Vicentinho Júnior.

Confira: http://www1.dnit.gov.br/…/Edi…/Edital_edital0355_16-23_0.pdf