Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

Após o último ano, com escassez devido à influência do El Niño, gerando prejuízo, em média de 30% na produção, da Safra 2015/2016, o otimismo do setor é grande para a safra que se inicia, e um dos motivos é a previsão climatológica que favorece o cultivo de grãos. Nesta semana a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o primeiro levantamento de estimativa de produção de grãos para a safra 2016/2017, no Tocantins.

Segundo a estimativa o Tocantins terá uma área plantada entre 1,21 a 1.24 mil hectares, variando entre a redução de 0,9% a um aumento de 1,9%. Ressaltando que neste levantamento ainda não há definição do plantio, a Conab destaca de forma positiva somente as culturas do feijão 1ª safra e da soja, com crescimento estimado respectivamente de 4,0% a 7,1% e de 1,0% a 4,0% se comparada à safra 2015/2016.

Os números apresentados pela entidade apontam que a produção no Estado nesta safra deverá ficar entre 3,96 milhões e 4 bilhões de toneladas, índices positivos de 35,2% e 39,0%, em relação à safra 2015/2016.

Segundo o diretor de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos, em contato com produtores de várias regiões do Estado, a expectativa é que não haja decréscimo nas áreas plantadas nas culturas de verão. “A previsão é de aumento de área para este ano, principalmente se confirmar as previsões meteorológicas”, argumenta José Américo.