Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD), fez uso da tribuna na sessão desta terça-feira, 18, para fazer duras críticas ao Governo do Estado, que mesmo diante da atual crise, fechou contrato milionário com empresa de eventos e autorizou viagem internacional ao secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.

O deputado disse que a Assembleia Legislativa é favorável ao cumprimento da lei, que o descumprimento em relação a data-base é do governo do Estado. E, enquanto os servidores da saúde estão paralisados precisando de discussão para o fim da greve, o Secretário encontra-se em Londres. “No momento em que a crise é terrível, o governo fecha contratos milionários, e o secretário de Saúde viaja para Londres. A cada dia que passa me preocupa mais”, disse.

O parlamentar disse ainda, que as manchetes de sites de notícias em relação ao governo são preocupantes, pois toda destinação de recurso do Estado tem que ser aplicado em benefício de seu povo e não é isso que tem acontecido. “Me preocupa muito que as instituições públicas estejam totalmente abandonadas, não só em relação a saúde, também educação que está completamente paralisada, e outras”, frisou.

Além de cobrar à Casa de Leis e aos Órgãos de Controle revisão da atual situação das Instituições Públicas do Tocantins, o deputado Wanderlei Barbosa finalizou seu pronunciamento reafirmando seu apoio as classes dos servidores públicos. Disse ainda que sempre se manterá firme na tribuna para chamar atenção do governo em relação a situação dos servidores.

Wanderlei disse que espera que o governo seja coerente e que, ao invés de fazer contratações milionárias, que faça a correção da reclamação dos servidores do Estado que se encontram em greve.

Entenda

No último dia 13 de outubro, o Governo do Estado contratou uma empresa, a BF Locadora e Produtos de Eventos- Ltda-ME pelo valor de mais de 6 milhões de reais, por meio da Secretaria Geral de Governo e Articulação Política, cuja função é cuidar de questões político-partidárias.

E com autorização do governador Marcelo Miranda (PMDB) publicada em Diário Oficial, o secretário da Saúde do Tocantins, Marcos Musafir, viajou na terça-feira, 11, para Londres, Inglaterra, a convite de evento internacional sobre cuidados com politraumatizados, uma das especialidades do gestor. A programação seguiu até domingo, 16.

Sesau 

A Secretaria de Estado da Saúde se posicionou sobre a viagem do secretário Marcos Musafir. Segundo a Sesau, Musafir foi o único médico brasileiro a ser convidado a participar de debate sobre tratamento de politraumatizados pelo Center of Trauma Sciences, no Reino Unido. A Sesau esclareceu que o secretário foi como convidado e a viagem curta ao País é toda paga pelo centro de excelência internacional, não gerando nenhum custo para o Governo do Tocantins. 

Musafir viajou no dia 12 e retornou para o Tocantins no domingo, 16. A Secretaria de Saúde ainda enfatizou que Marcos Musafir é referência mundial em trauma, tendo sido líder de projetos neste sentido pela Organização Mundial da Saúde. Durante sua curta ausência do Estado, o subsecretário Marcus Senna respondeu pela pasta até o dia 15 mas, segundo a Sesau,  Musafir manteve contato com a equipe da Saúde durante todo o tempo, segundo a Sesau. 

Ainda de acordo com a Secretaria, somente entre janeiro e agosto deste ano foram quase 2 mil atendimentos a pacientes politraumatizados somente no Hospital Geral de Palmas (HGP). (Matéria atualizada às 16h18min de 19/10/2016)