Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação O aniversário da cidade é no próximo domingo, 23 O aniversário da cidade é no próximo domingo, 23
  • O aniversário da cidade é no próximo domingo, 23

Para comemorar o aniversário de Paraíso do Tocantins, que será no próximo domingo, 23, a Prefeitura da cidade está realizando uma programação festiva que começou no último dia 17, com a abertura oficial da 31ª Edição dos JAP’s – Jogos do Aniversário de Paraíso. O evento esportivo que é tradicional no município tem nesta edição a participação de 17 escolas e entidades.

Nesta quinta-feira, 10, acontece à entrega de títulos – Honra ao Mérito da Cidadania. A cerimônia vai acontecer no auditório da Prefeitura, a partir das 17h. Este homenageará homens e mulheres que prestaram relevantes serviços ao desenvolvimento da cidade. 

Já no dia 21, acontecerá o Projeto Sexta Cultural, com concerto da Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins e logo após apresentação musical do cantor regional, Niltinho dos Teclados. A organização do projeto espera um bom público, para a programação especial em comemoração ao aniversário do município.

Além do evento cultural, no domingo, 23, acontece o momento mais esperado das comemorações, o desfile cívico. Este terá início às 7h30, com a apresentação de escolas e entidades, na Avenida Bernardo Sayão, no Centro da cidade. 

A festividade tem o objetivo de valorizar a cultura e a história de Paraíso do Tocantins, ao longo dos seus 53 anos de história, reconhecida como a capital do bezerro, da logística, o maior centro econômico do Vale do Araguaia, capital tocantinense do esporte e é considerada a melhor cidade da região Norte para se viver.

Histórico de Paraíso do Tocantins

A cidade de Paraíso do Tocantins, situada a 63 quilômetros de Palmas e cortada por uma das principais rodovias brasileiras, a BR – 153, hoje possui uma população estimada em 50.000 habitantes, fazendo parte da região conhecida como Vale do Araguaia, portal de entrada do ecoturismo, sendo a maior cidade em população e o principal centro econômico dessa região.

Antes de ser emancipada, a cidade se chamava Paraíso do Norte de Goiás, tendo o começo de sua história no ano de 1958, com a construção da rodovia BR-153, quando o encarregado de obras da Companhia Nacional, Adjúlio Baltazar, com a função de implantar um novo acampamento para os operários, chegou aos “Pés da Serra do Estrondo” e, diante da bela paisagem natural, chamou o local de Paraíso.

O referido povoado foi então elevado à categoria de distrito do município de Pium; depois, em 1963, ocorreu sua emancipação político-administrativa, por meio da lei estadual n.º 4716, de 23 de outubro, deste ano. A mudança de seu nome para Paraíso do Tocantins, se deu por meio do decreto legislativo nº 1, do dia 1º de janeiro de 1989, em seu artigo de número 4.

O atual prefeito é Moisés Nogueira Avelino (PMDB), que foi reeleito para mais quatro anos de gestão.