Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Juliana Matos

O Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia iniciou nesta última quarta-feira, 19, uma Semana Científica com apresentações de pesquisas que utilizaram a maternidade como objeto de estudo ou campo de levantamento de dados e intervenção científica. Todas as pesquisas da programação da semana foram desenvolvidas por servidores estaduais, acadêmicos e mestrandos.

A diretora geral da maternidade, Débora Petry, avalia positivamente o interesse de pesquisadores pela unidade e explica que esta parceria é de total interesse do hospital. “O olhar do pesquisador é um olhar guiado por um método científico. Então essa visão deles é diferenciada, sistematizada. O retorno destes pesquisadores que estiveram durante um bom tempo aqui dentro é muito importante justamente por causa desse olhar diferenciado”, avaliou, acrescentando que os resultados apresentados auxiliam o hospital a avaliar a rotina interna em busca da melhoria de processos de trabalho e do atendimento à comunidade.

Uma das pesquisas desenvolvidas na maternidade e que constam na programação da Semana Científica é da fisioterapeuta Letícia Amaral para defesa do título de mestre em Saúde Pública com ênfase em Vigilância em Saúde do Trabalhador pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz. Letícia desenvolveu uma pesquisa intervencionista qualitativa baseada em dados e depoimentos coletados em rodas de conversa de trabalhadores da maternidade. O intuito foi estudar processos de adoecimento dos trabalhadores no centro obstétrico e avaliar os modelos e práticas de gestão compartilhada. “A Política Nacional de Humanização norteou todo o projeto desta pesquisa, política que traz ferramentas para trabalhar boa parte dos problemas identificados. Entre os resultados foi possível identificar que os trabalhadores têm dificuldade de se ver como protagonistas das soluções para os problemas que eles vivenciam”, completou. 

Mais pesquisas

Ainda de acordo com a diretora Débora Petry, o Hospital e Maternidade Dona Regina continua aberto a novas pesquisas. “A maternidade está aberta, temos pesquisas em andamento, tem pesquisas novas ingressando”, disse.

“A maternidade Dona Regina, assim como outros hospitais públicos, é um campo de pesquisa que tem um fluxograma em que qualquer pesquisador pode submeter sua pesquisa através do FormSUS, dar entrada através de um comitê de ética de pesquisa e aí é direcionado ao Núcleo de Educação Pesquisa”, completou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital, Hercione Farias.

A programação da Semana Científica segue até esta quinta-feira, 20, e prevê ainda apresentações de pesquisas sobre doenças cardíacas, aleitamento, hipotireoidismo, método canguru e violência contra as mulheres. As apresentações são abertas à comunidade em geral e acontecem no auditório da unidade. 

Programação - 20/10 (quinta-feira)

8h30 – Doença Cardíaca na Gravidez: Prevalência de Gestantes Internadas no Hospital

Pesquisadora: Michelle Pinto Barros

9h00 – Conhecimento sobre Aleitamento Materno em um Hospital Público do Tocantins

Pesquisadora: Régia Maria Lino de Carvalho

9h30 – Hipotireodismo e Gestação: Importância do Pré-Natal no Diagnóstico, Tratamento e Acompanhamento

Pesquisadora: Fabiana Pires Rodrigues Almeida Lopes

Intervalo

14h30 – Perfil dos Recém-Nascidos Internados em uma Unidade Canguru

Pesquisadora: Bruna Gonçalves dos Santos

15h00 – A Práxis do Enfermeiro na Rede de Enfrentamento da Violência contra às Mulheres

Pesquisadora: Leonora Rezende