Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) reuniu-se nessa quinta-feira (20) com o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Vinícius Lages, para pedir apoio à criação da Rota do Jalapão, projeto de incentivo ao turismo na região considerada o cartão-postal do Tocantins.

Kátia Abreu disse que tem colhido sugestões de prefeitos e vereadores das cidades que compreendem o parque. O objetivo central da Rota do Jalapão é profissionalizar o turismo na região, padronizar o paisagismo e a sinalização dos municípios e desenhar rotas atrativas de trilhas, mergulhos, artesanato e esportes de aventura.

“O Jalapão é uma riqueza imensa que a natureza deu ao Tocantins. É nosso cartão-postal. Temos que cuidar do parque e das cidades ao redor para atrair cada vez mais turistas. O apoio do Sebrae Nacional será fundamental”, afirmou a senadora, que também levou ao diretor outros quatro projetos para o Tocantins.

Vinícius Lages disse que ficou entusiasmado com o projeto e que o Sebrae estudará as formas de apoio à Rota do Jalapão.

O Jalapão

Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis. Há atrações para todo o ano, como prática de rafting e canoagem e visita a dunas, cachoeiras e comunidades tradicionais. Os povoados de Mumbuca e Prata, por exemplo, são remanescentes de quilombos que produzem artesanato e o cobiçado capim dourado – planta nativa que tem esse nome por causa da cor que lembra ouro.