Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A fanfarra do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas, foi a campeã do Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de 2016. Além de ter sido considerado o melhor corpo musical, a escola da rede estadual também garantiu premiação em outras quatro categorias: o 1º lugar nas categorias baliza e mor e a segunda colocação como pelotão físico e regente. 

O evento foi realizado pela Confederação de Fanfarras e Bandas no dia 15 e 16 deste mês, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, e reuniu grupos musicais de todo o País. Na sexta-feira, 21, a secretária da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanesa Sechim, recebeu o regente da fanfarra, Júlio Iglesias Moraes Santos, e o estudante Wesley da Silva Rodrigues, integrante do grupo musical.

“Ver as nossas escolas se destacando no cenário nacional demonstra a capacidade dos alunos tocantinenses e reforça a importância de ações desenvolvidas pelas escolas estaduais como as fanfarras, que cumprem a determinação de universalizar o ensino da música nas escolas públicas”, frisa a secretária.

Para Wesley, a primeira colocação foi uma grande surpresa. “Sabíamos da qualidade técnica das equipes e apesar de termos nos preparado bastante saímos com a intenção de participar para adquirir experiência. Não imaginávamos que seríamos os campeões. Estamos muito felizes e com ainda mais fôlego para concorrer em outros campeonatos”, relata. 

De acordo com o Júlio, o título nacional também serve de incentivo para outros grupos do Estado. “Não tínhamos ideia do nosso potencial até chegar lá e fazer o melhor. Ter conquistado esse campeonato nos mostrou que podemos ir muito além, assim como outras fanfarras e bandas do Tocantins. Basta se dedicar com amor à musica”, enfatiza o regente. 

Em 2015, a Fanfarra do CEM Santa Rita venceu o Campeonato de Bandas e Fanfarras da Cidade Ocidental, no Distrito Federal. Em 2014, o grupo também foi campeão do Festival de Artes das Escolas de Palmas.

Agora, os integrantes se preparam para outras duas competições ainda este ano: o Encontro Estadual de Fanfarras e Bandas, que deve acontecer no mês de novembro em Gurupi, e a Copa das Fanfarras Campeãs, marcada para dezembro em Recife (PE).