Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

O presidente regional do Partido Verde, Marcelo Lélis comemorou balanço divulgado, na semana passada, pela Executiva Nacional de seu partido no qual o Diretório presidido por ele no Estado, aparece em primeiro lugar em número de eleitos no País, se comparado proporcionalmente.

“Recebemos a informação da Executiva Nacional sobre o nosso crescimento com muita alegria, isso é fruto de um trabalho coletivo feito com total dedicação e luta, por companheiros que acreditam na política e querem o bem das pessoas, por isso escolheram o PV para se filiarem e concorrer às eleições, esse resultado nos deixa ainda mais motivados”, declarou.

Ainda segundo o presidente, “nosso partido se tornou grande no Estado e reconhecido nacionalmente, mas isso se deve ao trabalho de todos os companheiros, pois muitos entraram na disputa quase sem estrutura, mas lutaram com a coragem e determinação, e por isso, conquistaram a confiança das pessoas, nossa obrigação agora é dar a eles nosso total apoio para que eles façam as melhores gestões em seus municípios”, finalizou.

Crescimento

A Executiva Nacional do Partido Verde divulgou, na semana passada, balanço em que aponta o desempenho da Sigla por Estado em todo o País.  De acordo com os dados levantados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela legenda, o PV do Tocantins, foi um dos que mais cresceu nessas eleições, se comparado proporcionalmente ao número de eleitores.

Proporcionalmente, o PV do Tocantins foi o Diretório que mais elegeu vereadores, um total de 63 eleitos, obtendo assim, 5,54%, do eleitorado no Estado, hoje correspondente a um total de 1.037.063 eleitores, o que somados, mostra que o partido obteve 47.185 dos votos válidos. Em segundo lugar aparece o Estado de São Paulo, que recebeu 5,16% dos votos válidos para o cargo de vereador e elegeu 430 vereadores.

Já na análise feita por número de vereadores eleitos, a sigla também se destaca no Estado. Neste quesito o PV no Tocantins aparece em sexto lugar, atrás apenas de Bahia, que elegeu 77 vereadores, Maranhão com 100 eleitos, Paraná com 109, Minas Gerais que elegeu 320 e São Paulo com 430 vereadores eleitos.

Prefeitos eleitos

Outro trunfo alcançado pelo PV do Estado a nível nacional foi o número expressivo de prefeitos eleitos, 13 no total, o que representa 7,2% dos votos válidos no Estado. Em porcentagem, esse dado também coloca o Diretório Regional do PV no Estado em primeiro lugar no ranking dos estados que mais elegeram prefeitos nas últimas eleições, já que o partido não tinha nenhum prefeito e conseguiu eleger 13 novos gestores. Ainda de acordo com os dados divulgados pela legenda, o Tocantins é seguido por São Paulo, que elegeu 33 prefeitos e Maranhão com sete prefeitos eleitos.

Porém, no quesito número de eleitos, o partido também avançou no Tocantins, figurando em terceiro lugar, com 13 prefeitos eleitos, atrás apenas de 27 eleitos e São Paulo que elegeu 33 novos prefeitos.