Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e de incapacidade adquirida em todo o mundo. Para alertar e sensibilizar o público sobre esse mal, a Linha de Cuidados do AVC do Hospital Geral de Palmas (HGP) está promovendo a Semana de Combate ao AVC. Nesta última segunda-feira, 24, foi realizada uma ação educativa com alunos da Escola Tempo IntegralPadre Josimo Tavares. Os estudantes receberam orientações sobre os cuidados com relação à doença, assistiram vídeos com depoimentos de  pessoas que sobreviveram à doença,   puderam passar por aferição de pressão  arterial e medição da circunferência abdominal, além de receberam orientações sobre os principais cuidados e sintomas do AVC e os fatores de risco.

“Esta é a Semana Mundial de Combate ao AVC e nesse período alertamos para o perigo da doença, prevenção e tratamento. Quanto mais conhecimento a população tem sobre o Acidente Vascular Cerebral, há mais chance de reconhecer precocemente a doença e diminuir os riscos de sequelas”, esclareceu o médico neurologista do HGP, Marcelo Silva Cabral.

De acordo com a enfermeira responsável pela Linha de Cuidados do AVC no HGP, Amanda Pricila Alves Gomes, a ação educativa tem sido muito produtiva. “Repassamos aos alunos informações sobre os fatores de risco, as prevenções,  sinais clássicos, como eles identificam a sigla S.A.M.U (sorriso,abraço, mensagem e urgência) e orientamos a ligar imediatamente para o serviço de urgência. Também realizamos dinâmicas com balões para fixar o conteúdo ministrado. Todos conseguiram responder e entenderam o recado. Estes jovens vão ser multiplicadores e acreditamos que vão levar para suas casas e para outros colegas todas as informações repassadas”, concluiu.

A ação contou com parceria do  Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação para a Promoção da Saúde (GEPEPS), acadêmicas de enfermagem do Ceulp/Ulbra  e alunas do curso técnico de enfermagem da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto.

Dados

Conforme o setor de registro de internações da Secretaria Estadual de Saúde, só no Tocantins em 2015, foram 1.243 internações por Acidente Vascular Cerebral, enquanto em 2016, até agosto, foram registradas 948 internações.

Confira a programação

Dia 25 de outubro

Orientação a acompanhantes do HGP sobre sinais, sintomas e prevenção  do AVC.Distribuição de folder, aferição de pressão arterial e mensuração  da circunferência abdominal.

Local: Pronto socorro do HGP.

Horário: 14 horas.

Dia 1º de novembro

Abertura da Unidade de Cuidados Agudos do AVC

Local: Pronto socorro do HGP – Sala Amarela 01.

Horário: 7 horas