Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis, juntamente com oito dos 13 prefeitos tocantinenses eleitos pelo PV nestas eleições participou de audiência com o ministro interino da Meio Ambiente, Edson Duarte, na tarde desta última terça-feira, 25, em Brasília/DF. Claudia Lelis liderou a comitiva dos prefeitos para que, além de conhecer os projetos do Ministério do Meio Ambiente direcionados os municípios pudessem também discutir possíveis parcerias para o ano de 2017.

De acordo com a vice-governadora, os gestores eleitos precisam realizar uma administração voltada para o cidadão. "Mais humana, mais realista, de acordo com as necessidades de cada município. Esse novo gestor recebeu da população um voto de confiança e ele precisa honrar esse voto”, afirmou. 

Para Claudia Lelis, o desenvolvimento econômico é necessário para os municípios, mas que ele só poderá acontecer aliado a sustentabilidade. "É possível sim crescer, gerar emprego, renda e desenvolvimento nos municípios tocantinenses, mas tudo com responsabilidade ambiental, com projetos que aliem a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento”, destacou a vice-governadora,

O ministro Edson Duarte lembrou aos prefeitos eleitos que essa visita é essencial para que eles conheçam os projetos do ministério afim se buscar recursos e benefícios para seus municípios. “A iniciativa da vice-governadora é fundamental, pois os gestores precisam conhecer nossas ações para que possamos juntos fazer um trabalho conjunto, pois a questão ambiental na atual conjuntura é a porta de entrada para vários benefícios”, anunciou o ministro.

Edson Duarte ainda destacou que o ministério irá programar ações especificas para que os prefeitos possam se capacitar e assim ter acesso aos recursos para projetos de cunho ambiental, mas que englobam diversas áreas da administração municipal. “A partir dai iremos construir uma articulação coletiva, que estará sob a liderança do presidente estadual do PV, Marcelo Lelis e da vice-governadora do Estado que irá repercutir muito em todas ações para os próximos anos”, disse o ministro lembrando que o PV do Tocantins é hoje uma das maiores forças políticas do PV no Brasil e não somente pela quantidade de prefeitos,vice-prefeitos, e vereadores eleitos, mas principalmente pela qualidade destes gestores. 

Audiência 

Participaram da audiência o secretário de  representação do Tocantins, Renato  de Assunção, e os prefeitos eleitos de Porto Nacional, Joaquim Maia; de Cachoeirinha, Paulo Macedo; de Cariri do Tocantins, Junior Marajó; de Combinado, Dofim ; de Dois Irmãos, Wanilson ; de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporan; de Nazaré, Elvira  e de Abreulândia, Marivaldo Machalegre.

Para o prefeito eleito de Porto Nacional, Joaquim Maia, esse é um canal e a oportunidade para conseguir colocar em prática projetos. "O ministro se mostrou aberto a nos ajudar e iremos precisar muito desse apoio principalmente nesse momento”, lembrou Joaquim Maia. 

Nesta quarta-feira, 26, os prefeitos participam também de uma reunião com o Secretário de Representação em Brasília, Renato de Assunção.