Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), recebeu na manhã desta terça-feira, dia 26, professores do projeto Inova Gurupi, que vieram em busca de apoio no sentido de inserir o Projeto na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO). O projeto Inova Gurupi, que envolve a Fundação Centro Universitário Unirg, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), é voltado para a pesquisa no campo da ciência e tecnologia e conta com uma incubadora de empresas em cada instituição. A finalidade do programa é alavancar o desenvolvimento regional, através do estímulo à cultura do empreendedorismo.  

Paulo Mourão recebeu a vice-coordenadora de Educação Científica do Projeto Inova Gurupi, professora Adriana Terra, pró-reitor da Fundação Centro Universitário (Unirg), Marllos Peres e o diretor do IFTO/campus Gurupi, Marcelo Terra na Assembleia Legislativa. Ainda pela manhã, Mourão e os professores se reuniram com o deputado Amélio Cayres (SD), relator da LDO e presidente da Comissão de Finanças, para tratar do assunto. Cayres se comprometeu a apoiar o projeto. À tarde, a reunião foi com o secretário Estadual do Planejamento, Davi Torres. Os professores entregaram oficialmente a Torres ofício solicitando a inserção de dotação orçamentária na LOA de 2017 para o projeto. Davi Torres se mostrou favorável ao pleito e ficou de marcar um encontro dos professores com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Alexandre de Castro para a próxima semana.

Satisfeita com o resultado das reuniões, a professora Adriana declarou que o deputado Paulo Mourão é o embaixador do Projeto Inova Gurupi. A intenção do parlamentar é que com a estruturação do projeto seja criado um Centro Tecnológico de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, que venha servir de modelo de desenvolvimento regional no Estado. Sobre o assunto, Mourão já manteve conversa com a deputada federal Josi Nunes (PMDB), no sentido de obter recursos federais para implantação do primeiro centro, a ser implantado em Gurupi. Mas a ideia do parlamentar é que seja implantado um centro similar em Araguaína. De acordo com a professora Adriana, o modelo proposto é de um parque tecnológico industrial moderno aberto virtual, onde municípios de outras regiões também possam ser integrados. “A parte física é formada pelas incubadoras de empresas, mas o parque tecnológico é virtual”, explicou. 

Embaixador

A designação de embaixador do projeto Inova Gurupi dada pela professora Adriana Terra se deve ao empenho de Paulo Mourão em estruturar o projeto. Foi após participar no último dia 20 da II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi e proferir palestra com o tema: O papel da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento do Agronegócio, que Paulo Mourão conheceu o projeto Inova Gurupi e se propôs a apoiar o projeto, a fim de estruturá-lo para ampliar seu alcance a outras regiões. O parlamentar costuma defender a educação e os investimentos em ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para se chegar ao desenvolvimento. Em sua gestão como prefeito de Porto Nacional (2005-2008), Paulo Mourão implantou algo inovador no município até então no Tocantins, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, que dava oportunidade aos jovens de aprender novas tecnologias, especialmente na área de informática.