Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Durante visita nesta quinta-feira, 27, à Comunidade Terapêutica Vinde Vida, uma clínica de tratamento de dependentes químicos, localizada no Setor Gama, em Brasília (DF), a vice-governadora Claudia Lelis disse que deseja apoiar a implantação de uma unidade deste projeto no Tocantins.

"Vim conhecer de perto como funciona esse trabalho de recuperação voluntária e gratuita para dependentes químicos. Atendi um convite dos coordenadores do projeto, que atuam ajudando jovens e adultos do Brasil inteiro e muitos do nosso Estado. Um trabalho belíssimo e importantíssimo para essas pessoas", lembrou a vice-governadora.

A clínica atende gratuitamente cerca de 400 pessoas, entre eles tocantinenses, que são encaminhados por meio de uma instituição religiosa de Palmas. No local, recebem ajuda, psicológica, espiritual e material, necessária, como explicou a pastora Francisca, uma das responsáveis pelo encaminhamento dos jovens.

Segundo a pastora, cerca de 96 tocantinenses já passaram pela clínica, e todos saíram recuperados. "O apoio da vice-governadora é fundamental para conseguirmos um terreno em Palmas ou na região central do Estado para implantação de um centro de tratamento como esse aqui", destacou.

A vice-governadora conheceu as dependências da clínica, conversou com os internos e adiantou, aos responsáveis, que está empenhada em apoiar o projeto no Estado. “Quero contribuir para apoiar essa ação que é tão importante para resgatar e tratar jovens e adultos que merecem e precisam de uma nova oportunidade", destacou Claudia.

Clínica

A pastora Francisca e outros membros evangélicos são responsáveis pelo encaminhamento dos jovens e dos adultos dependentes, que precisam ser maiores de 18 anos. No local, até hoje, cerca de 96 jovens tocantinenses foram recuperados.

Os internos recebem tratamento psicológico, espiritual e participam de atividades como hortas comunitárias, piscicultura e jardinagem. Para participar do programa da clínica, o jovem precisa contar também com o apoio da família.

A clínica é mantida por meio de doações de empresários e realiza atendimentos também para mulheres em áreas independentes e separadas da clínica.

O sargento Adailton Pereira, de Guaraí, é um dos responsáveis por ajudar a levar jovens para o tratamento em Brasília. Ele lembra que a clínica tem sido fundamental para a recuperação de muitos tocantinenses. "Precisamos implantar esse tipo de trabalho no Tocantins, temos obtido ótimos resultados", explicou.

Para um dos dependentes internados no local, que é de Colmeia, região central do Estado, o local é a oportunidade de recomeço. "Aqui, tenho a oportunidade de me tratar, sem usar medicamentos pesados, somente com terapia, trabalho, dedicação e amor de todos. Estou muito feliz", declarou o recuperando.