Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Atletas tocantinenses do judô participarão de dois desafios no próximo final de semana: Os Jogos Universitários Brasileiros, em Cuiabá/MT e as finais do Brasileiro Master, em Salvador/BA.

De Palmas/TO a Salvador são cerca de 1.500km de estrada e este será o caminho a ser tomado pelos atletas da AD Guerra/Sesi. “Claro que não é o ideal, mas vida de atleta amador é assim mesmo, já somos acostumados”, conta Fred Guerra. “O importante é chegar bem, conseguir descansar e atingir o objetivo. Os quatro tocantinenses que vão para o Brasileiro Master tem condições concretas de tentar a medalha de ouro e esta será a meta de todos!”, contou o atual o vice-campeão das últimas duas edições nacionais.

Três atletas da AD Guerra/Sesi foram ao pódio no Brasileiro Master do ano passado e vem figurando entre os três principais judocas de suas categorias no ranking nacional. Enquanto Clayton de Souza é o terceiro do ranking, Cássius Garíglio chegou a liderar no início do ano. E a delegação será completada por Georgton Pacheco (Sesc), que já conquistou este título oito vezes em sua carreira, sendo três delas defendendo o judô máster do Tocantins.

O Tocantins foi ao pódio em 2015 como a quinta força do judô máster nacional. A ideia agora é tentar consolidar esta posição.

Este ano já são 22 as delegações estaduais inscritas.

Jogos Universitários

Diferentemente da história de sucesso do Tocantins no judô máster, o judô universitário do Estado ainda não conseguiu se estabelecer como força. A única conquista foi a prata de Ennilara Lisboa (Sesc, representando o IFTO) em 2015. Este ano a atleta viaja novamente, desta vez acompanhada de Katiely Cristina (PJC, representando a UFT) e de dois atletas da AD Guerra/Sesi, Luana Candido (Guerra/Sesi, representando o IFTO) e Fernando Rufino (Guerra/Sesi, representando o ITOP).

Para Luana Candido, os Jub´s terão uma função a mais. “Ano passado eu estava mudando de categoria e não fui bem. Este ano quero me sair melhor e, quem sabe, brigar por medalha. Além disso, no fim do mês vou lutar a seletiva para a seleção brasileira de base pela última vez e quero muito uma vaga. Os Jub´s vão ser muito importantes nesta preparação”, contou a acadêmica de Educação Física.

Lutando os Jub´s pela primeira vez, Fernando Rufino herdou a vaga do seu professor Fred Guerra que se classificou no meio-leve, mas pelo choque de datas optou pelo Brasileiro Master.

Confira os tocantinenses que entram em ação neste fim de semana:

Brasileiro Master Final (Salvador/BA)

- Fred Guerra – AD Guerra/Sesi (M3-66kg)

- Clayton de Souza – AD Guerra/Sesi (M6-73kg)

- Cássius Garíglio – AD Guerra/Sesi (M4-81kg)

- Georgton Pacheco – Sesc (M4-81kg)

Jogos Universitários Brasileiros (Cuiabá/MT)

- Fernando Rufino - AD Guerra/Sesi, representando o ITOP (-66kg)

- Luana Candido - AD Guerra/Sesi, representando o IFTO (-52kg) 

- Katiely Cristina – Palmas Judô, representando a UFT (-57kg)

- Ennilara Lisboa - Sesc, representando o IFTO (-70kg)