Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Principais causas são falta de manutenção no veículo

Principais causas são falta de manutenção no veículo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Principais causas são falta de manutenção no veículo Principais causas são falta de manutenção no veículo

Em todo o Tocantins os bombeiros registraram de janeiro a outubro, 130 incêndios em veículos. O último incêndio registrado pelo Corpo de Bombeiros aconteceu em Araguatins, sábado, 5, extremo norte do Tocantins, quando o dono de um veículo fazia a instalação de uma bateria extra.

A maioria dos incêndios aconteceu na capital, cerca de 36% do total dos carros incendiados. “Observamos que a principal causa das ocorrências é a falta de manutenção preventiva, que pode levar a vários fatores que provocam o início de um incêndio, a exemplo de uma mangueira de combustível ressecada, ou uma instalação elétrica desgastada ou a não compatibilidade de equipamento instalado com a estrutura do veículo”, explicou o major Alex Matos do Corpo de Bombeiros.

Para evitar esse tipo de incidente o ideal é que a manutenção seja feita pelo menos uma vez por ano ou conforme orientação do fabricante. Os bombeiros orientam ainda que em casos de incêndio veicular, o motorista deve desocupar o veiculo e acionar a corporação o mais rápido possível por meio do 193. “É preciso ter o cuidado de desligar o veículo, tirar todos os passageiros, pegar o extintor e abrir devagar o capô, caso o fogo seja nesta área, para evitar a propagação das chamas e posteriormente iniciar o combate ao fogo”, orientou o Major.

Araguatins

Os bombeiros foram acionados para atender a ocorrência de um incêndio veicular, neste sábado, 05. Apesar do rápido combate, 95% do veículo foi destruído pelas chamas, devido aos materiais que compõe o carro ser de fácil combustão. O proprietário foi levado para um hospital da cidade com suspeita de fratura no dedo.