Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Depois de cinco anos de atuação a diretoria do Ricanato Futebol Clube decidiu fazer uma mudança ousada no nome do clube que passará se chamar Capital Futebol Clube – Tocantins. Poucos dias depois de conquistar o Campeonato Estadual Sub18, o time da região sul de Palmas/TO anunciou a mudança de nome e de cores para a próxima temporada. O Capital Futebol Clube dará continuidade ao trabalho de base do Ricanato, mas com foco na projeção nacional do futebol tocantinense.

Ricardo Carreira, presidente do clube, conta que a ideia é continuar a administração profissionalizante, mas agora com uma perspectiva ainda mais ousada. Ou seja, incorporar ao clube o nome da Capital, o nome do Tocantins – e lançar o Estado por intermédio de um time que buscará brilhar nacionalmente, dentro dos princípios que estão sendo adotados pelos grandes clubes internacionais.

Segundo o dirigente a mudança visa conquistas futuras. “Para que possamos, nos próximos anos, comemorar as vitórias do time em torneios, copas, campeonatos, com a mesma emoção. Para fazer o futebol tocantinense ser respeitado em todo o País. Como uma nova paixão”, garante o dirigente.

O dirigente explica que, para alcançar os objetivos ambiciosos, estão sendo criadas novas parcerias, com grandes times do Brasil, para intercambio de jogadores e troca de experiências. “Assim, deixando de ser o time de uma empresa – e apenas da região Sul de Palmas – para se tornar o clube do Tocantins, o Capital FC nasce com uma missão muito clara para cumprir, reunindo em seu entorno – além dos competentes administradores do clube, outras forças do Tocantins e do Brasil”, diz.

No próximo ano, o Capital Futebol Clube disputará o Campeonato Tocantinense já sonhando com a Série D de 2018. Há uma semana, o clube conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-18 e representará o Tocantins na Copa São Paulo de Juniores em 2018.

História

Em 2012 o projeto do Grupo Ricanato surge com o objetivo de trabalhar e valorizar a categoria de base, em especial da região sul da Capital. Em 2013, logo nos primeiros anos de atividade do Ricanato FC, vieram títulos em torneios sub-17 e sub-19, além de fazer história como o primeiro time tocantinense a disputar a Taça BH de Futebol, em Minas Gerais.

Já em 2014, após o vice-campeonato amador, o clube garantiu o direito de se profissionalizar. Assim, no segundo semestre o Ricanato disputou a segunda divisão do Campeonato Tocantinense de Futebol profissional, chegando as semifinais do torneio.

Em 2015 o time conquistou no primeiro semestre, dois títulos (estadual e interestadual) com campanhas da equipe sub-17, e, na segunda metade do ano, um momento histórico, com a conquista do vice-campeonato da segunda divisão, quando o Ricanato FC passou a fazer parte da elite do Futebol do Tocantins.

Para finalizar, em 2016 foi montada uma equipe de atletas e comissão técnica de qualidade para a disputa da primeira divisão. Para coroar o trabalho da equipe, em novembro de 2016 a categoria sub-18 foi campeã estadual e ganhou o direito de disputar a Copa São Paulo de 2018.