Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação A aluna Thalita e a professora Rosana comemoram mais uma conquista A aluna Thalita e a professora Rosana comemoram mais uma conquista

Com o tema “Confusão na estrada”, a estudante Thalita Batista dos Santos, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, de Taipas do Tocantins, passou para a fase final da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro. Ela e sua professora orientadora, Rosana Ribeiro dos Santos, participaram em Porto Alegre - RS, da etapa regional da categoria Crônicas, realizada no período de 8 a 10 de novembro. 

Participaram da etapa regional do gênero crônica 125 finalistas, e 38 estudantes foram classificados para a etapa final, desses 20 alunos serão selecionados como vencedores nacionais. A premiação nacional será realizada em Brasília, no dia 12 de dezembro. 

A professora Rosana falou da emoção que sentiu ao avançar mais uma etapa da olimpíada e disse que essa façanha é mais um reconhecimento pelo esforço. “Foi uma emoção muito grande poder participar da final. Sinto-me orgulhosa de estar representando o meu estado juntamente com a minha aluna. E dentre tantos os participantes do concurso, sentimos felizes em saber que o nosso esforço valeu a pena”, expressou. Rosana contou que ser premiada na olimpíada era um objetivo que estava tentando atingir desde 2008, quando começou a participar da OLP. 

Os alunos e professores que participaram da etapa regional da Olimpíada irão receber medalhas e tablets, e a escola receberá uma placa de homenagem. E os 28 professores que foram selecionados na etapa regional receberão um notebook.

Os participantes que passaram para a etapa final receberão medalhas, notebook e impressora, e a escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão de projeção e livros. 

O próximo encontro regional será com a equipe de Memórias Literárias, em Fortaleza, Ceará, no período de 16 a 18 de novembro, e do Tocantins irão participar mais quatro alunos e quatro professores.

A Olimpíada de Língua Portuguesa selecionou alunos nas categorias artigo de opinião, crônicas, memórias literárias e poemas. Dos participantes, 500 alunos foram classificados para participar de uma formação sobre esses gêneros literários.

A Olimpíada é um concurso de produção de textos destinado a alunos de escolas públicas, que cursam do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. É uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).