Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Evento procura o fortalecimento da capoeira e da cultura afro-brasileira no Tocantins

Evento procura o fortalecimento da capoeira e da cultura afro-brasileira no Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Evento procura o fortalecimento da capoeira e da cultura afro-brasileira no Tocantins Evento procura o fortalecimento da capoeira e da cultura afro-brasileira no Tocantins

O XX Encontro Estadual de Capoeira do Sudeste do Tocantins e Nordeste Goiano, que será realizado de 16 a 20 de novembro, em Arraias - a 415 km de Palmas-, tem como objetivo fomentar a cultura popular afro-brasileira tendo a capoeira como instrumento de articulação e proteção desse saber. 

Com o tema “A capoeira tem raízes quilombolas, viva essa arte e promova a equidade racial”, o evento contará com rodas de capoeira, debates, apresentação musical, dentre outras atividades que promovam a discussão sobre a contribuição da capoeira na história e no desenvolvimento cultural da sociedade brasileira. 

De acordo com o presidente do Ponto de Associação Cultural Chapada dos Negros (ACCN), José Reginaldo Ferreira, o Estado do Tocantins possui aproximadamente 20 grupos de capoeira, com cerca de cinco mil praticantes. “O evento busca a capacitação dos capoeiristas locais e de regiões vizinhas, dialogando com outros grupos de capoeira e de demais manifestações procurando o fortalecimento da capoeira e da cultura afro-brasileira no Tocantins”, destaca. A realização do evento em Arraias é marcante, pois 90% da população do município é composta por negros ou afrodescendentes.

Ele explica ainda que historicamente, a capoeira passou por diversas etapas no contexto cultural do Brasil. “Ela já foi marginalizada, perseguida e até proibida por lei. Somente a partir da década de 1940 a capoeira começou a retomar seu valor e importância cultural no País”, pontua. 

Dia Nacional da Consciência Negra

O encontro de capoeira é um evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Essa data faz referência à morte do Zumbi do Palmares, simbolizando a luta do negro contra a escravidão.

Programação

Dia 16 e 17de novembro

9h – Oficina de Maculelê e saias de Cisal e realização do II Encontro da Educação do Campo: Artes Visuais e Música na UFT

Dia 18 de novembro

19h30 – Abertura na Praça da Matriz, com presença da banda de reggae Geração Roots. 

Dia 19 de novembro

7h – Trilha cultural e ecológica da Chapada dos Negros

14h – Trilha do Refúgio dos Escravos e da Gruta da Lapa

19h – Mesa de Debate. Local Câmara Municipal de Vereadores. 

20h30 – Roda de Capoeira e show de reggae com a Banda Geração Roots.

Dia 20 de novembro

8h30 – Berimbalada, batizado e troca de corda. Encerramento. Local: Praça Matriz