Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Liderada pelo deputado César Halum (PRB-TO), uma comitiva de parlamentares da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados esteve em Missão Oficial à Nova Zelândia e Austrália, durante os dias 4 a 11 de novembro. O objetivo foi conhecer o sistema nacional esportivo dos países. A comitiva esteve acompanhada do embaixador do Brasil em Canberra, Sr. Manuel Innocencio de Lacerda e pelo Cônsul Geral, Sr. Carlos de Abreu.

Diante do papel da Comissão em acompanhar e conhecer as políticas de destaque na área, o colegiado elabora um texto-base do Plano Nacional do Desporto (PND) que implementará uma política a longo prazo com metas, prioridades e definições de competências do governo federal, estados e municípios.

Para César Halum, presidente da Comissão de Esporte (CESPO), neste momento em que o deporto brasileiro busca uma política consolidada, é necessário que os deputados estejam sintonizados com os países que se destacam no cenário esportivo mundial, tanto em alto rendimento quanto no esporte escolar e de participação. “Em dezembro realizaremos nossa terceira mesa-redonda que vem debatendo o Plano Nacional do Desporto. Sem dúvida, voltamos da Austrália e da Nova Zelândia prontos para contribuir de forma enriquecedora para o PND”, disse o presidente.

Os parlamentares visitaram os Comitês Olímpicos dos dois países, institutos esportivos e outras entidades ligadas ao esporte, além de participarem de reuniões com o presidente do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, Mike Stanley, e com o executivo da HPSNZ National Training Center, Alex Baumann.

A comitiva esteve nas instalações de treinamento e performance da AUT Millenium e, com o executivo da Australian Sports Commission, Matt Favier, nas instalações do Australian Institute of Sport. O grupo se reuniu, ainda, com a presidente do Comitê Olímpico Australiano, Fiona de Jong, e visitou às instalações do NSW Institute of Sport, legado dos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000.

A viagem foi requerida pelos deputados Evandro Roman (PSD-PR), João Derly (REDE-RS), Marcelo Matos (PHS-RJ) e Roberto Góes (PDT-AP), por meio do requerimento nº 115/2016. Também fizeram parte da comitiva os deputados Roberto Alves (PRB-SP), José Rocha (PRB-BA), Flávia Morais (PDT-GO) e Arnaldo Jordy (PPS-PA).

Saiba mais

No ano passado, a Comissão do Esporte realizou missão oficial à China para conhecer a estrutura e o sistema nacional esportivo do país. O deputado Evandro Roman, relator do Plano Nacional do Desporto, afirma que foi de suma importância a experiência in loco para conseguir formar uma visão sobre como deve ser construído esse sistema no Brasil.