Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O coletivo Agulha Cenas apresenta a estreia de seu primeiro trabalho, “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, em Palmas. A obra é um solo de dança contemporânea, com textos de Fernando Pessoa, um dos principais autores líricos da literatura em língua portuguesa.

Segundo a bailarina Renata Oliveira, artista-intérprete do espetáculo, “o público vai se deparar com belas imagens e com uma mescla delicada de poesia e movimento”. Agulha Cenas conta com a parceria do grupo de pesquisa Conac, da UFT para montagem e estreia da peça. As apresentações ocorrem no Laboratório do Conac, Sala 13, Bloco B, às 20h, no Câmpus da UFT em Palmas. Os ingressos custam 20 reais a inteira e 10 reais a meia entrada.

Sinopse

“No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas” (2016) é um espetáculo cênico sobre os ciclos de vida e a necessidade de mudar constantemente para permanecer sendo a mesma pessoa. O foco é a percepção de diferentes qualidades e sensações da passagem do tempo. A narrativa do espetáculo transcorre em espaço e tempo psicológicos e é calcada na relação metafórica entre esses ciclos de vida e os ciclos da natureza.

Poemas breves de Fernando Pessoa fornecem conteúdo e continuidade às cenas, compostas pela combinação e alternância de diálogos, ações, movimentações e canções. A obra de Fernando Pessoa, constituída de textos dispersos, que o próprio escritor não fixou numa forma acabada, mostra-se extremamente fértil diante da releitura e recriação cênica.

“Há tanta suavidade em nada se dizer e tudo se entender…”

“Quando a alma é viúva do que não sabe o sentimento é cego.”

“A persistência confusa da minha subjetividade objetiva…”

“A realidade é sempre mais ou menos do que nós queremos.”

“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem, cada um como é.”

Sobre Agulha Cenas

Agulha Cenas é um coletivo de criação artística que tem como meta realizar espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Desenvolve uma linguagem cênica de caráter lírico, ligada à expressão de estados interiores e à musicalidade da palavra e do movimento. Trabalha com materialidades visuais, corporais e sonoras, unindo-as e entrelaçando-as a fim de criar novas texturas cênicas. Cada espetáculo nasce gradativamente, ao longo de um processo colaborativo que costura percursos sensoriais e consolida interlocuções com legados culturais compartilhados.

Agulha Cenas foi idealizado pela bailarina/atriz Renata Oliveira e pelo músico Heitor Oliveira e estabelece parcerias com outros profissionais e coletivos artísticos para crescimento mútuo e concretização de projetos específicos. Está sediado em Palmas, capital do estado brasileiro de Tocantins.