Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Marcos Filho

Pela 4ª vez consecutiva, Araguaína sediou mais uma prova de competição de ciclismo em comemoração aos 58 anos da cidade. A Avenida da Guaíba, no Setor Araguaína Sul, ficou cercada de moradores, curiosos e familiares dos 70 atletas de Araguaína e dos estados Pará, Goiás e Maranhão, que participaram da prova. O circuito teve o apoio da Associação dos Corredores de Rua de Araguaína (ACRA).

Em três categorias (Mountain Bike, Feminino e Speed), o evento foi realizado no último domingo, 20, com largada da Praça da Guaíba, passando pelas ruas Macieiras, Tiête e São Francisco.

O secretário executivo da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Willamas Ferreira, comentou sobre os eventos esportivos do aniversário de 58 anos de Araguaína, como a prova de ciclismo.

“É o quarto ano que realizamos essa prova, ela já está bastante esperada. Vem pessoas de outras regiões e percebemos como é importante incentivarmos o esporte. Tivemos o campeonato de skate, agora o ciclismo e semana que vem estaremos promovendo o handball, é muito mais incentivo e lazer”, disse.

O organizador da competição, Virturino Gomes, já movimenta circuitos e campeonatos há 15 anos e falou sobre o funcionamento das provas. “As duas principais categorias foram mountain bike e speed, sendo uma de trinta minutos e a outra de cinquenta minutos de duração. Também houve a categoria feminina, com vinte minutos de duração”, informou.

Ciclistas

Em cima da bicicleta, a moradora Jorleane Lima, que é professora no município, conta que iniciou as atividades na bicicleta no início de junho desse ano. Participando pela primeira vez de uma competição, admitiu, após chegar em segundo lugar, que até sua autoestima aumentou depois que começou a treinar. “Isso para mim é saúde. Meu esposo começou e eu resolvi seguir o exemplo.

A categoria feminina ainda é pouca, mas as mulheres já tão despertando para esse lado, temos até grupo para incentivo. O número de ciclistas vem só crescendo na cidade e queremos valorizar isso”, disse.

Foram premiados em dinheiro os atletas que ficaram nas primeiras colocações, do quinto ao primeiro lugar, em cada categoria.

Mountain Bike

Masculino:
1°- Pedro Henrique Ribeiro - Gurupi-TO
2°- Wagner das Chagas - Imperatriz-MA
3°- Willians Bezerra - Gurupi-TO
4°- Marco Antônio Arraes - Colinas-TO
5°- João Vitor Borges - Colinas-TO

Feminino:

1°- Ana Beatriz Nunes - Gurupi-TO
2°- Jorleane Lima - Araguaína-TO
3°- Monike da Silva - Araguaína-TO
4°- Maria Ivanilda - Araguaína-TO
5°- Vanda Dias - Araguaína-TO

Speed

1°- Sérgio Nazeozeno - Imperatriz-MA
2°- Jean Pereira - Araguaína-TO
3°- Walison Alves - Imperatriz-MA
4°- Maycon Douglas Silva - Araguaína-TO
5°- Luiz Fernando Vieira - Araguaína-TO
6°- Valteir Lima - Gurupi-TO
7°- Jean Carlos Pereira - Araguaína-TO
8°- Tone Francisco - Açailândia-MA
9°- Adarciley da Silva - Araguaína-TO
10°- Ronaldo Aguiar - Porangatu-GO