Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Eliseu Oliveira Governador Marcelo Miranda Governador Marcelo Miranda

O governador Marcelo Miranda ressaltou, durante a abertura do Encontro Estadual Interlegis Tocantins, na manhã desta sexta-feira, 25, na Assembleia Legislativa, que o programa constitui uma importante ferramenta para fortalecer a harmonia entre os poderes. “Não podemos pensar em modernização e cooperação se nos mantivermos isolados. A ordem é integrar, somar esforços e compartilhar para promovermos a governança voltada para os interesses coletivos”, afirmou.

Na ocasião, informou ainda que o encontro é uma oportunidade para debater importantes temas no âmbito público e que eventos dessa natureza são importantes para o processo da informação. “À medida que ampliamos o debate, estamos contribuindo para a democratização da informação”, disse o governador.

O primeiro secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Vicentinho Alves, destacou a presença do governador Marcelo Miranda. “A presença do governador engrandece este evento”. 

Ele explicou que o Interlegis cumpre um importante papel de levar tecnologia e capacitação de qualidade às câmaras municipais e às Assembleias legislativas do País. “É uma importante ferramenta para qualificar o trabalho dos vereadores e agora vamos estender também aos servidores e aos gestores das prefeituras municipais, porque entendemos que servidores melhores capacitados têm melhores condições de atender à sociedade”.

O Encontro Estadual Interlegis Tocantins está sendo promovido pelo Senado federal, em parceria com a Assembleia Legislativa do Tocantins, a Câmara de Vereadores de Palmas e a Associação Tocantinenses de Municípios (ATM). O evento é destinado a prefeitos, vereadores, gestores públicos e parlamentares. No evento, estão sendo abordados temas como governança pública, desenvolvimento sustentável, transparência, modernização legislativa e o papel dos vereadores. 

Durante o dia, estão sendo realizadas palestras sobre o papel do Banco da Amazônia (Basa), como indutor de desenvolvimento da região, infraestrutura de transportes e logística, e o desafio das gestões atuais. 

Palestrantes

O evento conta com a participação de palestrantes como o ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro; o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves de Melo; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Tocantins, Eduardo Suassuna Nóbrega; e pelos consultores legislativos do Senado Federal, João Trindade e Francisco Etelvino Biondo.

Interlegis

O Interlegis é um programa do Estado Brasileiro, desenvolvido pelo Senado Federal do Brasil, tendo por missão integrar e modernizar o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis municipal, estadual e federal. O programa busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores; aumentar a eficiência e a competência das Casas Legislativas; e promover a participação cidadã nos processos legislativos, preparando os parlamentos brasileiros para Democracia Participativa ou e-Democracia, portal desenvolvido pela Câmara dos Deputados Federais, com o propósito de incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País, por meio da internet.

Presenças

Além do governador Marcelo Miranda, o evento contou com a presença do senador Vicentinho Alves; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso; do presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Eurípedes; do deputado federal Lázaro Botelho; do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro; do presidente da associação Tocantinense dos Municípios (ATM), João Emídio; e de vereadores, prefeitos e outras autoridades.