Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do artesanato tocantinense foram premiados no dia 23/11 no CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato, no Rio de Janeiro com o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. 

O Prêmio Sebrae TOP 100 de artesanato foi criado a partir da necessidade de apontar novas abordagens de estimulo à produção artesanal Brasileira. Os vencedores passaram por uma criteriosa avaliação do setor artesanal, design, tecnologia social, mercado e cultura popular. E um dos critérios para a premiação foi a qualidade estética e o valor cultural das peças apresentadas. 

Para Omar Hennemann, superintendente do Sebrae, “O Tocantins evoluiu muito na qualidade do artesanato fruto da qualificação, organização e profissionalismo dos artesãos. Pode-se observar que as peças produzidas por aqui se destacam nas grandes feiras pelo Brasil afora. Isto é muito bom, pois traz mais dinheiro para os pequenos negócios”. 

A Coordenadora Estadual do Artesanato, Eva Ludimila Rodrigues Matos ressalta que “estar entre as 100 selecionadas é um grande privilégio para os participantes, pois os vencedores ganham reconhecimento nacional pelo trabalho que executam além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato por três anos”. 

Durante o evento de premiação os artesãos participaram de rodadas de negócios e feira de exposições e, suas peças serão inseridas no catálogo que será distribuído entre arquitetos, decoradores e potencial clientela do Brasil e do exterior. 

“Ser uma artesão TOP 100 é a consequência de muito trabalho e dedicação passados com muita dificuldade que foram enfrentadas e que me ajudaram a crescer”, declarou a vencedora do prêmio Andriele da Silva Pinto. 

Para o artesão Sivaldo Batista Rodrigues do município de Ponte Alta, vencedor do prêmio TOP 100, “Esse prêmio tem uma importância imensa no cenário nacional e na nossa empresa e conseguimos isso graças ao apoio incondicional do Sebrae nesse processo. Estamos muito felizes com essa conquista que nos impulsionará a ir cada vez mais longe”.