Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Durante a Semana Nacional da Conciliação foram designadas 223 audiências envolvendo processos cíveis e de família na Comarca de Guaraí, segundo o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A grande maioria das ações, num total de 130, foram pré-processuais, sendo obtidos 60 acordos no período, totalizando R$ 199.368,96.

Os trabalhos foram divididos em 5 bancas, com participação de conciliadores do quadro do Judiciário e também de voluntários, além da coordenadora do Cejusc da Comarca de Guaraí, juíza Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, que também presidiu uma banca.

A magistrada salienta que todas elas tiveram a participação dos alunos do Curso de Conciliação e Mediação, como observadores, para que pudessem vivenciar na prática os meios usados para se chegar a uma pacificação social através da conciliação.

Em relação às audiências pré-processuais, a maioria das partes pediu o arquivamento do feito logo após a entrega da carta convite, uma vez que foi  procurada pela parte reclamada para negociação/quitação antes da realização da audiência de conciliação, o que resultou em uma quantia de R$ 15.728,57 em acordo e imediata resolução da lide logo após a provocação da Justiça.