Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Dinalva Martins

Foto: Dinalva Martins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa aos produtores dos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes e Palmeirante, onde a vacinação contra raiva dos herbívoros é obrigatória, que o prazo para vacinar os animais encerra no próximo dia 30 de novembro. A expectativa da Agência é que sejam vacinados 660 mil animais herbívoros nestas regiões.

Após a vacinação, os produtores devem declarar o ato no escritório da Agência onde é feita a movimentação dos animais, e apresentar a nota fiscal da aquisição da vacina.  

O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressalta que a obrigatoriedade da vacinação nestas regiões visa controlar o avanço da doença. “No ano passado tivemos focos da zoonese nestes municípios, e após tomar conhecimento, Adapec tomou as devidas providências, entre elas, a inclusão da obrigação da vacinação que é o meio mais eficaz de prevenção da 00doença”, disse o presidente, acrescentando que a medida contou com o apoio dos produtores rurais.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Emerson Cavalcante alerta os produtores rurais destes municípios para que não percam o prazo, pois em caso de omissão a multa é de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 por propriedade não declarada. O produtor também pode ficar impedido de movimentar o rebanho. 

“Recordamos aos produtores rurais que a obrigatoriedade da vacinação se estende a todos os herbívoros da propriedade (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos), independente da faixa etária, já os animais que receberão a dose pela primeira vez, será necessária uma revacinação após 30 dias”, explicou José Emerson. 

Nos demais municípios onde a vacinação antirrábica não é obrigatória, os produtores podem vacinar durante o ano todo.