Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Osires Damaso chamou o atual comando de Araguaína de incompetente Osires Damaso chamou o atual comando de Araguaína de incompetente
  • Tenente-coronel Patrícia Murussi Leite em cerimônia de posse na sede do 2º BPM em Araguaína, em janeiro de 2015

O deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) fez um alerta na sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), para o alto índice de violência em Araguaína, segunda maior cidade em número populacional, no Estado. "Faço um alerta com relação a matança que está na cidade de Araguaína. Ontem, mais um pai de família foi ceifado dentro de casa", lamentou. 

Segundo Elenil, a vítima de ontem na cidade não tem envolvimento com nenhum crime. "A situação em Araguaína está uma situação dificílima, não estão conseguindo conter a onda de homicídios e assaltos na cidade de Araguaína. Está uma coisa terrível, fora do normal se é que pode-se dizer essa palavra normal", frisou. 

O deputado, presidente da AL, Osires Damaso (PSC) comentou as afirmações de Elenil. Damaso disse não entender o porquê do comando de Araguaína permanecer o mesmo. "Não consigo entender porque que Araguaína aumenta a criminalidade, morre gente todos os dias e não troca o comando da Polícia de Araguaína, sendo que com o comandante anterior a realidade lá era outra", afirmou. 

Para Damaso, há incompetência do comandante da PM na cidade. "Acho que há incompetência do comandante que não dá conta de comandar e tem uma força política muito grande protegendo no comando e acho que é mais fácil ficar morrendo o cidadão trabalhador de Araguaína do que trocar o comando da Polícia", criticou. 

Para o deputado José Bonifácio (PR) a comandante de Araguaína tem a fama de competência. "Acho que a gente devia trocar era os bandidos, que estão muito violentos", disse.  

Quem comanda a Polícia Militar em Araguaína é a tenente-coronel, Patrícia Murussi Leite, que tomou posse em janeiro de 2015, substituindo o tenente coronel Júlio Manoel da Silva Neto, remanejado para Palmas. Patrícia é a primeira mulher no comando do maior batalhão da região norte do Estado.

O Conexão Tocantins solicitou e aguarda posicionamento da Polícia Militar. 

Mais Policiais 

Elenil requereu o aumento de policiais militares na cidade de Recursolândia do Tocantins. "Solicito, e eu sei que as coisas não estão fáceis, solicitando apoio no sentido de aumentar o número de policiais militares no município de Recursolândia", disse. O requerimento foi aprovado.