Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) sugeriu a vinda do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, ao Tocantins, durante a reunião da Comissão de Minas e Energia, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 1°, onde foi debatido o potencial eólico do Estado. 

O parlamentar, que preside a Comissão de Minas e Energia na Assembleia Legislativa, quer que o ministro participe das discussões na comissão para debater os potenciais do Estado e a partir de então o governo federal contribuir com pesquisas na área da energia eólica. “A vinda do Ministro ao Tocantins é justamente para que possamos discutir o potencial eólico do nosso Estado e pedirmos apoio junto ao governo federal, no sentido de investir com estudos e pesquisas na área, que podem ser realizadas por meio do Ministério de Minas e Energia sem nenhum custo ao Estado”, explicou.

Segundo Mourão o crescimento da fonte eólica no Brasil tem sido muito expressivo. “O Brasil está em quarto lugar no ranking dos países onde a energia eólica mais cresce no mundo", afirmou. "O país tem atraído investidores para explorar esta fonte renovável que tem crescido de forma significativa, em especial na região nordeste”, esclareceu. 

Baseado nisso, o parlamentar defende que o Tocantins tem que atrair investidores para o Estado, a fim de  aproveitar o seu potencial para desenvolver  outras fontes geradoras de energia.

Potencial Eólico

A reunião na Comissão teve a participação de pesquisadores no assunto, o meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet-RH) da Universidade Estadual do Tocantins -Unitins, José Luiz Cabral da Silva Júnior e o professor do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Ottom Nunes Pinheiro, que fizeram uma explanação das potencialidades para a exploração do recurso no Estado, além do panorama da energia eólica.

José Luiz Cabral reforçou que o Tocantins possui um clima favorável e grandes potenciais para a geração de energia eólica. “Estudos realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apontam que no período de seca, que vai de junho a agosto, há um aumento da velocidade do vento em algumas regiões no Estado. "Então devido às condições atmosféricas e à própria geografia regional, isso vem a favorecer a captação desses ventos", explicou.

Outra observação de José Luiz é que o Estado tem uma característica orográfica grande que é muito favorável. "Da região do Jalapão indo até Paranã, região Sudeste e extremo Sul do Estado, são locais que possuem potenciais eólicos. Esse potencial pode ser um grande propulsor para o desenvolvimento regional do nosso Estado”, reforçou o meteorologista.

Já o professor Otton destacou que o Brasil é o país mais promissor do mundo em termos de produção de energia eólica. Segundo ele, o aproveitamento dos ventos favoreceu estados como Rio grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Ceará e Piauí a explorar essa fonte limpa e enfrentar os longos períodos de seca, evitando o racionamento.

Ainda de acordo com Otton, o Tocantins poderá ser também uma fonte importante geradora de energia eólica no país, pois possui um diferencial competitivo em relação aos outros estados que já possuem os parques eólicos. “Alguns desses estados que tem parques eólicos instalados não possuem sistemas de transmissão", observa.  "No Tocantins já temos os Linhões que interligam o sistema Norte, Sul e Sudeste, o que é o grande diferencial competitivo que favorece a atração de grupos investidores a acreditarem no potencial do nosso Estado", avaliou.

O deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) disse que os empresários precisam saber mais sobre linhas de distribuição e a sazonalidade dos ventos locais para que possam investir no Estado. Carlesse reforçou a necessidade de se investir em pesquisas e buscar também parcerias com estados que já produzem energia eólica para conhecer melhor os seus projetos.

A líder do governo, deputada Valderez Castelo Branco (PP), parabenizou o deputado Paulo Mourão por trazer a discussão do tema, ressaltando que é preciso criar novas alternativas de energia e que não se pode desperdiçar o potencial que o Tocantins possui.

Energia eólica

Gerada pelo vento, a energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.

Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. 

Atualmente, apenas 1,4% da energia gerada no mundo deriva deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande. Atualmente, a capacidade eólica mundial é de cerca de 400 GW (Gigawatts).