Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) acompanhou na manhã dessa quinta-feira, 1º de dezembro, um abate experimental de 20 bovinos, no novo matadouro frigorífico em Miracema do Tocantins que é cadastrado ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A Agência aprovou o sistema de abate do empreendimento que possui capacidade de abate de 64 bovinos/dia.

A gerente de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins disse que a Agência vem acompanhando e orientando a empresa desde o ano passado para realizar as adequações que atendam as normas sanitárias de abate para habilitação no SIE. “A empresa era cadastrada no serviço de inspeção municipal e fez a opção de habilitar ao SIE com o objetivo de ampliar seus negócios, neste período a Adapec fez várias adequações no projeto até que chegássemos a este teste experimental que atestou que o mesmo atende as exigências da Lei”, destacou Joseanne.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltou que o empreendimento irá contribuir para a economia do Estado e o combate ao abate clandestino. “A autorização de funcionamento deste matadouro com registro no SIE feita pela Adapec vai gerar empregos e fomentará a economia do município e do estado, além disso, o consumidor passará a consumir um produto de qualidade certificado pela Agência”, disse.

Joseanne explicou que a Agência manterá na indústria, um inspetor (médico veterinário) e dois técnicos, que atuarão em todas as fases da inspeção desde os procedimentos recebimento dos animais, abate, câmara fria e transporte para entrega. “Por se tratar de uma empresa com registro no SIE ela está autorizada a comercializar a carne bovina em todo o estado do Tocantins”, acrescentou ela.

O Tocantins conta atualmente com 24 empresas cadastradas no Serviço Estadual de Inspeção, sendo, 15 laticínios, 6 entrepostos e 3 matadouros- frigoríficos.