Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A Secretaria da Saúde de Gurupi está realizando mutirões pela cidade contra o Aedes Aegypt. Na manhã desta sexta-feira, 02, o  Setor Central recebeu a ação. Região na qual está situada a maioria do comércio de Gurupi, os agentes de endemias pregaram selos nas portas dos estabelecimentos indicando a situação de limpeza quanto a existência ou não de focos dos mosquito.

Os selos de identificação estão classificados três níveis: verde - mostrando que a casa está livre de focos de larvas do mosquito; amarelo - que mostra sinal de alerta, onde há água parada e sujeiras, mas sem focos; e vermelho - sinal de perigo, onde é encontrada água parada, focos e sujeiras.

Ação 

Com início na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, foram percorridas as avenidas: Goiás, Maranhão, Piauí, Mato Grosso e Pará. A ação tem como objetivo, eliminar qualquer foco ou criadouro do mosquito, evitando assim, o nascimento do mosquito transmissor da Zika Vírus, Chikungunya e Dengue.

Vigilância sempre

A Secretária da Saúde, Suely Aguiar, afirma que Gurupi vai melhorar ainda mais, os bons índices que o município já registra, contra essas doenças, com apoio da comunidade. “ O nosso Lira, índice que nos mostra a infestação do mosquito, é um dos mais baixos da história, estamos quase zerando, mas , qualquer descuido pode mudar o quadro e para que isso não ocorra, os selos estão sendo utilizados para dar não só aos agentes de endemias, mas também, ao cidadão, um retrato da situação do seu próprio imóvel" - explica a secretária.

A funcionária de um comércio do Centro, Maria Alves, elogiou a iniciativa. “Não é porque estamos no Centro, que tem pouco lotes baldios, que podemos descuidar, né. Esses selos deixarão os comerciantes mais vigilantes e isso é muito importante. Eu já tive dengue e nunca mais quero passar por isso”, destaca Maria.