Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste próximo sábado, 03, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Uso de Agrotóxicos. A data lembra a tragédia ocorrida em 1984 em Bhopal, na Índia, quando o vazamento de uma fábrica de agrotóxicos da Carbide Union, atual Dow Chemical, provocou cerca de 10 mil mortes.

No Tocantins, em 18 de março deste ano, foi criado o Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, do qual o Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins participa como membro. O Fórum tem como objetivo geral proporcionar, em âmbito estadual, o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos, componentes e afins, de modo a articular e fomentar ações concretas de tutela à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do meio ambiente.

De acordo com a gerente de Inspeção Ambiental do Naturatins, Marilene Demétrio, é importante a sensibilização. “Conversar sobre esse tema e esclarecer os riscos, as consequências do uso do agrotóxico, sem dúvida é muito importante. A saúde humana e a proteção ambiental estão diretamente envolvidas, nesse contexto. As iniciativas de sensibilização mundial se reforçam nesta data e a Inspeção Ambiental do Instituto planeja contribuir mais a partir de 2017, para avançarmos com ações positivas”, comentou.