Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Instrutores da Adapec durante aula prática do curso de vacinação contra brucelose.

Instrutores da Adapec durante aula prática do curso de vacinação contra brucelose. Foto: Fabíola Dias

Foto: Fabíola Dias Instrutores da Adapec durante aula prática do curso de vacinação contra brucelose. Instrutores da Adapec durante aula prática do curso de vacinação contra brucelose.

Em atendimento à demanda dos produtores rurais, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizará o Curso de Manejo e Aplicação de Vacina Contra Brucelose, para formação de auxiliares de vacinadores. O treinamento terá início nesta próxima quinta-feira, 8, com aula teórica e encerrará com aula prática na sexta-feira, 9, na Fazenda Santa Rita, em Palmas. O curso é gratuito, para participar é preciso ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamental completo. 

Desta vez, o curso deve formar 20 agentes. O instrutor e delegado regional da Adapec de Palmas, Edivaldo Mascarenhas, explica que para aula prática é necessário levar os equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas de borracha, jaleco e máscara). “Abordaremos cuidados na manipulação e conservação da vacina, riscos de contaminação, legislação, entre outros”, disse.

Os participantes aprovados receberão certificados, depois devem procurar um médico veterinário da iniciativa privada que esteja cadastrado no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT). É esse profissional que ficará responsável pela atuação do novo auxiliar. “Os cursos são realizados constantemente com o objetivo de colocarmos à disposição dos produtores rurais cada vez um número maior de vacinadores capacitados”, ressalta o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

A Vacina contra a brucelose é composta por microorganismos vivos, por isso, só deve ser aplicada por médico veterinário cadastrado no Programa ou por seu auxiliar também cadastrado na Adapec. O próximo curso está marcado para o dia 16 e 17 de dezembro, em Palmas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é parceiro do evento.