Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Em seu discurso, a vice-governadora Claudia Lelis destacou a importância econômica e histórica da cidade Em seu discurso, a vice-governadora Claudia Lelis destacou a importância econômica e histórica da cidade

A vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lelis, participou na manhã desta quarta-feira, 7, da sessão solene da transferência do poder público estadual para a primeira Capital do Estado, Miracema do Tocantins.

"A história do Estado passa por Miracema, cidade erguida às margens do Rio Tocantins, e que, hoje, é conhecida e reconhecida pelo seu poder econômico, que tanto contribui com o crescimento da economia do Tocantins", lembrou Cláudia Lelis, no se discurso.

O presidente da Câmara de Vereadores de Miracema, Leal Júnior, destacou que essa homenagem é justa, pois a cidade, apesar de não ser mais a Capital, possui representatividade na história do Tocantins. “Esse momento representa muito para nossa população", lembrou.

Na câmara municipal, onde foi realizada a sessão, a vice-governadora visitou o espaço destinado ao memorial histórico da cidade, onde existem dados e fatos que contam a história política de Miracema. Após a sessão solene, que foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, os deputados participaram da sessão ordinária do dia com discussão e votação das matérias em pauta.

Data histórica 

Todos os anos, no dia 7 de dezembro, Miracema se torna capital por um dia, devido ao decreto que estabelece a transferência dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) à cidade que serviu como sede do governo no início da criação do Tocantins, durante a construção de Palmas.

A data marca o dia em que o município foi escolhido como capital provisória pelo então presidente da República, José Sarney, em 1988.

História de Miracema 

Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 1989, Miracema do Tocantins representou o Estado criado pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, como Capital Provisória, simbolizando a vitória de uma luta dos habitantes da região, travada ainda na época do Império.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Miracema, que atualmente tem mais de 27 mil habitantes, já foi chamada de Xerente e Bela Vista, na década de 20.

A cidade, que até então era distrito de Araguacema, só foi desmembrada em 1948. Uma história que começa com os garimpos da região do Tocantins e Araguaia, que atraíram imigrantes para o norte de Goiás, em especial dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia.

Com área de 2.667.075 km², figurando numa altitude de 197 metros e temperatura média de 26˚c, a economia do município está centrada na pecuária bovina e agricultura, com destaque para a produção de abacaxi, silvicultura e outras. Várias são suas atrações do ponto de vista turístico, como as praias no Rio Tocantins, a festa de Nossa Senhora de Fátima no mês de junho, e da padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus em primeiro de outubro.