Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Músicas como Azul da Cor do Mar, Sabiá, dentre outras canções natalinas serão interpretadas pelas vozes de alunos na Cantata de Natal, que será apresentada nesta sexta-feira, 9, na escadaria do Palácio Araguaia, às 19 horas.

Formado por 25 estudantes do Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual de Tempo Integral da Vila União, o Coral da unidade escolar fará diversas apresentações coordenadas pelo maestro Bruno Barreto. O grupo foi criado com o objetivo de desenvolver o potencial musical e artístico na unidade educacional.

Sob o comando do regente, Moacir José dos Santos Filho, a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito do Tocantins, da Escola Estadual de Tempo Integral da Vila União apresentará músicas como Bom Natal, Noite Feliz e Anunciação. O grupo de aproximadamente 60 estudantes foi criado em setembro de 2012, no intuito de para valorizar a arte e despertar nos alunos e na família o gosto e apreciação pelos instrumentos musicais.

A Orquestra Sanfônica e o Coral da Escola da Vila União têm representado o Tocantins em diversos eventos oficiais como Salão do Livro, inaugurações de escolas, e ações de outras instituições e secretarias.

A cantata, denominada Natal Luz do Bem contará ainda com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins. Durante o evento serão exibidas em partes musicais apresentações que retratam o nascimento de Jesus, assim como o período natalino, e a solidariedade.

Toda a população do Estado está convidada para participar da Cantata Natal Luz do Bem e conferir a iluminação especial de Natal que ornamenta o Palácio Araguaia. As músicas, as luzes e o figurino foram preparados para expressar a alegria do momento.

Para a secretária da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim despertar a solidariedade e o conhecimento nas pessoas é a melhor forma de contribuirmos para uma sociedade melhor. “A leitura é indispensável na vida das pessoas. No Tocantins temos casos de alunos que possui o gosto da leitura e isso é um ganho social. Por este motivo estamos pedindo as pessoas que doem livros já lidos, que não precisarão mais, pois esta é uma forma de compartilhar o conhecimento, as histórias”, ressaltou a titular da Pasta.

Wanessa Sechim reforçou que a Educação conta com a ajuda de toda a comunidade nesta campanha, que tem como meta despertar o gosto pela leitura assim como a responsabilidade social que todos nós temos enquanto formadores.  

Arrecadação de livros

Durante o evento, a população é convidada a doar um livro literário, a ser depositado nas lojinhas abaixo do palco. A arrecadação se estenderá até o dia 5 de janeiro de 2017. Os livros arrecadados serão doados para escolas e instituições municipais em todo o Estado.

Parcerias

A Cantata é uma realização do Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Educação, Juventude e Esportes (Seduc); do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Comunicação Social (Secom).