Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Filho

Um total de mais de 140 sacos com lixo foi recolhido pela Prefeitura de Araguaína na última sexta-feira, às margens do Lago Azul, no trecho onde estão em execução as obras da Via Lago. Garrafas pet, latas de alumínio, papel, embalagens plásticas e papelão foram retirados pelas equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria da Infraestrutura.

Na quinta-feira, a coleta havia sido realizada no Córrego Santa Helena, também conhecido como Muricizinho, que nasce no Jardim Santa Helena e desemboca no Rio Lontra. Nele, o lixo coletado encheu 80 sacos.

Outros pontos já estão no planejamento para receber os trabalhos de limpeza e desobstrução, um deles será o córrego Neblina, a partir do Setor Noroeste.

“Periodicamente realizamos o trabalho de roçagem e retirada de resíduos em todos os 14 córregos canalizados da cidade como forma de evitar que o lixo jogado nesses córregos chegue ao lago, além de prevenir enchentes, águas empoçadas e proliferação de insetos”, afirmou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Walteir Fiúza.

Responsabilidade de todos

O sucesso do trabalho das equipes de limpeza pública depende da colaboração da comunidade, no sentido de evitar o despejo de lixo às margens ou diretamente dentro do Lago e córregos da cidade, além de acondicionar corretamente o lixo e entulho produzidos em suas residências.

Outra atitude importante é observar os dias e horários em que o caminhão da coleta passa pelo seu bairro e só colocar o lixo para fora nos dias corretos, evitando assim que animais o espalhem ou que a enxurrada o leve até os córregos.